Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Tobias Vilhena de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268506Z4por
dc.contributor.advisor1Kern, Arno Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783144Z9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:48:14Z-
dc.date.available2014-05-29-
dc.date.issued2014-03-13-
dc.identifier.citationMORAES, Tobias Vilhena de. Preservação arqueológica e ação educativa nas Missões. 2014. 223 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2501-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal objetivo analisar pela primeira vez a trajetória de ideias e conceitos de Preservação Arqueológica nos remanescentes de cultura material nas Missões Jesuítico-guaranis localizadas no território brasileiro. A partir dos resultados de diversas escavações, observando a construção histórica de normativas legais e técnicas, se analisará como contínuos programas de gestão do patrimônio arqueológico ao longo dos anos contribuíram para consolidar um novo enfoque do patrimônio arqueológico nacional. Ao final, observaremos como a gestão do patrimônio arqueológico construiu uma crescente interface com outra área importante do campo da preservação do patrimônio cultural: a educação. Esta é uma perspectiva ampla, mas que reconhece a complexidade do ser humano em suas diferentes formas de conhecer e agir e que considera a Ciência Arqueológica e a Educação interlocutoras ativas no desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre o passadopor
dc.description.abstractThis research aims to mainly analyze for the real first time the trajectory of ideas and concepts for the Archaeological Preservation of the material culture remainings in the Jesuit-Guarani Missions located in the Brazilian territory. From the results obtained through several excavations, noting the historical construction of legal and technical regulations, it will be analyzed how continuous management programs of the archaeological heritage over the years contributed to consolidate a new approach of the national archaeological heritage. Finally, we look at how the management of archaeological heritage has built a growing interface with another important area of the field of cultural heritage preservation: education. This is a broad perspective, but recognizes the complexity of human beings in their different ways of knowing and acting and which considers Archaeological Science and Education active interlocutors in the development of a critical reflection of the pasteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 458329.pdf: 6657807 bytes, checksum: aa5b46b37cc1319850c6892007b5dfa6 (MD5) Previous issue date: 2014-03-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10755/458329.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectARQUEOLOGIA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectMISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIApor
dc.subjectGUARANIS - ARQUEOLOGIApor
dc.subjectPATRIMÔNIO CULTURAL - PROTEÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titlePreservação arqueológica e ação educativa nas Missõespor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
458329.pdfTexto Completo6,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.