Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/248
Document type: Dissertação
Title: Estudo filogeográfico de Bothrops jararaca (WIED, 1824) baseado no DNA mitocondrial (squamata: serpentes: viperidae)
Author: Grazziotin, Felipe Gobbi 
Advisor: Lema, Thales de
Abstract (native): Bothrops jararaca distribui-se na região da Mata Atlântica, concentrando-se nos estados do sul e sudeste do Brasil. Possui grande variação nos padrões de desenho e cor, entretanto sua história evolutiva é desconhecida. Visando avaliar a variabilidade do gene mitocondrial cyt-b sequenciamos aproximadamente 700pb de 154 exemplares de 96 localidades (abrangendo sete estados brasileiros) mais cinco espécimes insulares (duas B. insularis e três B. alcatraz). As relações filogenéticas foram estimadas utilizando três métodos: Máxima-Parcimônia; Neighbor-Joining e Maximum-likelihood com seqüências de B. atrox e B. erythromelas como grupos externos. Estas análises demonstram, com alto suporte, a formação de dois clados: um majoritariamente composto de indivíduos do sudeste (SEC) e outro com indivíduos do sul (SC). Comparativamente a diversidade média dentro de B. jararaca (2,9%) é maior que as espécies de Bothrops até o momento avaliadas. SEC possui 30 haplótipos e diversidade nucleotídica de 0,01, SC possui 14 haplótipos e diversidade nucleotídica de 0,007. Nas análises baseadas em simulaçôes de anelamento (SAMOVA) não foi possível encontrar o agrupamento com o maior FCT, pois este aumentou em função do número de grupos selecionados. Contudo foram definidos dois grupos populacionais: sudeste e sul, baseado nas árvores filogenéticas e nos networks inferidos utilizando Median-joining e Parcimônia Estatística. Em todas as análises os grupos mantiveram-se com apenas dois indivíduos migrantes, sendo que sua estruturação apresentou FST de 0,70 e Nm de 0,21. O limite aproximado da divisão entre os grupos relaciona-se com o leito do Rio Paranapanema, entretanto não existe fundamentação para afirmar que este rio tenha sido a barreira para o fluxo gênico. O tempo de divergência entre os dois grupos foi estimado entre 3,6 e 1,0 milhões de anos o que situaria o evento cladogênico no final do Plioceno e inicio do Peistoceno, período de grandes mudanças climáticas que poderiam ter fragmentado a população ancestral. Os resultados do NCA (Nested Clade Analisys) confirmam uma fragmentação passada como explicação para a estruturação entre os dois grandes clados, além de fluxo gênico restrito para a formação da maioria dos subclados. Análises de Aucorrelação espacial contrariamente indicam com alta significância uma variação clinal, contudo este padrão poderia ser gerado pela grande diferença entre os clados. Testes de neutralidade foram significantes apenas para os subclados do SC, assim como, o padrão unimodal nas análises de mismatch distrution, sugerindo um bottleneck moderado seguido de uma expansão populacional para SC. As espécies insulares: B. alcatraz e B. insularis agrupam-se no SEC e possuem haplótipos continentais. Contudo provem de subclados distintos dentro de SEC. Estes dados sugerem que a colonização das ilhas ocorreu a poucos milhares de anos, e podem estar associados a flutuação do mar durante o Pleistoceno
Keywords: OFÍDIOS
SERPENTES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citation: GRAZZIOTIN, Felipe Gobbi. Estudo filogeográfico de Bothrops jararaca (WIED, 1824) baseado no DNA mitocondrial (squamata: serpentes: viperidae). 2004. 56 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/248
Issue Date: 18-Mar-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
321320.PDFTexto Completo886.01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.