Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ana Paula Almeida-
dc.contributor.advisor1Gauer, Ruth Maria Chittó-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768550E8por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:58Z-
dc.date.available2013-05-22-
dc.date.issued2013-03-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2464-
dc.description.resumoEsta tese trata de identificar as conexões teóricas entre a formação profissional e o discurso militar no Brasil durante o século XIX, a partir da análise do pensamento de oficiais do Exercito, particularmente de representantes do corpo de engenheiros. Até 1850, quando o então ministro da Guerra Manoel Felizardo de Souza e Mello alterou os mecanismos para promoções da oficialidade, a formação militar acadêmica não era requisito para se ascender na carreira das armas. Por outro lado, a Escola Militar, desde sua criação em 1811, era a responsável pela instrução dos corpos científicos do Exército: os artilheiros e os engenheiros. São analisados os pressupostos para a criação da Escola Militar com o objetivo de ilustrar a sua estrutura curricular influenciada pelo iluminismo português. Atrelado ao estudo desta instituição está o resultado da investigação de documentos referentes aos militares que nela se formaram, assim como àqueles responsáveis pela sua manutenção. São analisadas as falas de egressos da Escola Militar, representadas por diferentes formas de discurso.por
dc.description.abstractThis thesis intends to identify the theoretical connections between professional formation and military discourses in Brazil during the nineteenth century, from an analysis of the Army officers thought, particulararly of the representatives of Engineers Corps. Until 1850, when the Minister of War, Manoel Felizardo de Souza Mello, changed the mechanisms for promotion of officers, military academic formation was no requirement to move up the professional military forces. On the other hand, the Military Academy, since its creation in 1810, was responsible for instruct the scientific corps of the Army: the gunners and engineers. Is analyzed the conditions for the creation of the Military School in order to illustrate their curriculum influenced by Portuguese Enlightenment. Linked with the study of this institution, is the research result of documents related to the military that it was formed, as well as those responsible for its maintenance. Are analyzed the speeches of graduates of the Military School, represented for different discourses forms.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448185.pdf: 6680314 bytes, checksum: cfe7d1359f490d06440454f868892176 (MD5) Previous issue date: 2013-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10795/448185.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA - SÉCULO XIXpor
dc.subjectMILITARES - ASPECTOS POLÍTICOSpor
dc.subjectENGENHARIA MILITARpor
dc.subjectDISCURSOS POLÍTICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEngenheiros fardados no império : a modernidade no pensamento dos egressos da escola militarpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
448185.pdfTexto Completo6,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.