Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2447
Document type: Dissertação
Title: Lá éramos servos, aqui somos senhores : a organização dos imigrantes italianos na ex-colônia Silveira Martins : 1877-1914
Author: Vendrame, Maíra Ines 
Advisor: Constantino, Nuncia Maria Santoro de
Abstract (native): Organizar uma sociedade de acordo com seus anseios e expectativas era o objetivo dos imigrantes italianos que passaram a chegar à região central do Rio Grande do Sul, a partir de 1877, formando a Colônia Silveira Martins. Quando da instalação nas comunidades coloniais, uma das primeiras metas era a edificação de uma capela, e logo após a busca por um padre residente. Mais do que significar uma profunda fé dos colonos, a capela, o sacerdote e o cumprimento dos sacramentos eram elementos que organizariam o cotidiano das pessoas, marcando as etapas de suas vidas, possibilitando também que o povoado se desenvolvesse. Na concepção dos imigrantes, esse desenvolvimento só seria alcançado se os povoados desfrutassem de total independência, cuidando da sua própria administração, longe do controle de forças externas. Para realizar tais intentos, os colonos com destaque para os comerciantes não se furtaram em confrontar com sacerdotes, autoridades municipais e provinciais e até contra as leis do país. Os documentos analisados nesta pesquisa cartas, ofícios, relatórios, abaixo-assinados, memórias, manuscritos e processos-crime, entre 1877 e 1914 atestam este momento inicial de estruturação da região da Colônia Silveira Martins. Neste período, constatou-se que longe de serem passivos, os imigrantes reagiram quando viram seus interesses ameaçados; a ordem foi substituída por movimentos de contestação, e tais circunstâncias conflituosas tiveram por motivo o propósito maior de organizar uma sociedade livre e autônoma.
Keywords: SILVEIRA MARTINS (RS) - HISTÓRIA
COLONIZAÇÃO ITALIANA - RIO GRANDE DO SUL
IMIGRANTES ITALIANOS - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: VENDRAME, Maíra Ines. Lá éramos servos, aqui somos senhores : a organização dos imigrantes italianos na ex-colônia Silveira Martins : 1877-1914. 2007. 236 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2447
Issue Date: 12-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388364.pdfTexto Completo4.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.