Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Prestes, Roberta Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238645E3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Juremir Machado da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:47:36Z | - |
dc.date.available | 2011-10-07 | - |
dc.date.issued | 2011-08-24 | - |
dc.identifier.citation | PRESTES, Roberta Ribeiro. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971). 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2406 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto político e cultural do período militar serve para compreendermos o meio em que a obra foi produzida. Em seguida, foi retomada a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e sua importância na formação do imaginário da identidade brasileira a partir do século XIX. Em terceiro lugar, analisaram-se as citações, presentes na obra do artista, referentes a momentos importantes da cultura do país. Por fim, buscou-se refletir a cerca da identidade nacional, sua construção e sua formação a partir das vinte e seis obras da série, levando em consideração questões como carnavalização, paródia, ironia, nacionalismo e imagem. Autores como Bakhtin, Stuart Hall, Benedict Anderson, Antony Smith, Didi-Huberman e Debray serviram como aporte teórico do trabalho. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433742.pdf: 955726 bytes, checksum: 2fbffc778fe3aa917a37533c5baafdbf (MD5) Previous issue date: 2011-08-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10584/433742.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | BRASIL - HISTÓRIAI | por |
dc.subject | DENTIDADE NACIONAL - BRASIL | por |
dc.subject | CAMINHA, PÊRO VAZ DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | RODRIGUES, GLAUCO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
433742.pdf | Texto Completo | 933,33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.