Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrestes, Roberta Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238645E3por
dc.contributor.advisor1Silva, Juremir Machado da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:36Z-
dc.date.available2011-10-07-
dc.date.issued2011-08-24-
dc.identifier.citationPRESTES, Roberta Ribeiro. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971). 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2406-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto político e cultural do período militar serve para compreendermos o meio em que a obra foi produzida. Em seguida, foi retomada a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e sua importância na formação do imaginário da identidade brasileira a partir do século XIX. Em terceiro lugar, analisaram-se as citações, presentes na obra do artista, referentes a momentos importantes da cultura do país. Por fim, buscou-se refletir a cerca da identidade nacional, sua construção e sua formação a partir das vinte e seis obras da série, levando em consideração questões como carnavalização, paródia, ironia, nacionalismo e imagem. Autores como Bakhtin, Stuart Hall, Benedict Anderson, Antony Smith, Didi-Huberman e Debray serviram como aporte teórico do trabalho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433742.pdf: 955726 bytes, checksum: 2fbffc778fe3aa917a37533c5baafdbf (MD5) Previous issue date: 2011-08-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10584/433742.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIAIpor
dc.subjectDENTIDADE NACIONAL - BRASILpor
dc.subjectCAMINHA, PÊRO VAZ DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectRODRIGUES, GLAUCO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleIdentidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433742.pdfTexto Completo933,33 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.