Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2399
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cidade e o elemento natural: o Parque Marinha do Brasil e as políticas públicas do verde em Porto Alegre (1960-1970)
Autor: Kerpen, Karina dos Reis 
Primeiro orientador: Gauer, Ruth Maria Chittó
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo analisar as políticas públicas urbanas no que se refere à implantação de áreas verdes com intuito de reconfigurar a cidade de Porto Alegre na segunda metade do século XX. Para tanto, foi estabelecido como objeto de análise da presente pesquisa a construção do Parque Marinha do Brasil nos anos 1970, estabelecendo uma relação entre o contexto das áreas verdes da metrópole e os planejamentos urbanos para a região na qual o Parque foi construído a Praia de Belas, localizada na orla sul da cidade. Estabelecido entre 1955 e 1965, o processo de metropolização se consolidou nos anos 1970 transformando a cidade através da expansão da malha urbana e do crescimento demográfico. Tais fatores desencadearam uma série de implementações de infra-estrutura, objetivando maior adaptação às novas condições. Paralelamente, as alterações urbanas condicionaram mudanças na percepção da paisagem por parte da população, a qual manifestou insatisfações em relação à falta de uma quantidade maior de áreas verdes para fazer frente à predominância do concreto. Nesse sentido, a implantação do Parque Marinha do Brasil fez parte de um contexto específico de políticas urbanas em relação às áreas verdes da segunda metade do século XX. Contudo, está diretamente atrelada à história dos projetos para a orla sul de Porto Alegre, na medida em que, a intenção de estabelecer maior integração entre a cidade e a natureza nesse espaço específico se remete a períodos anteriores e motivou os planejamentos urbanos contemplando a região da Praia de Belas.
Palavras-chave: HISTÓRIA
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA
URBANIZAÇÃO - PORTO ALEGRE
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
PARQUE MARINHA DO BRASIL - HISTORIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: KERPEN, Karina dos Reis. A cidade e o elemento natural: o Parque Marinha do Brasil e as políticas públicas do verde em Porto Alegre (1960-1970). 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2399
Data de defesa: 4-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433212.pdfTexto Completo4,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.