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dc.creatorGuimarães, Suzana Cristina Souza-
dc.contributor.advisor1Kern, Maria Lúcia Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:29Z-
dc.date.available2011-05-03-
dc.date.issued2011-03-30-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Suzana Cristina Souza. A fabulação do corpóreo na imagética de Alcides Pereira dos Santos. 2011. 245 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2389-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo central estudar a obra do artista plástico Alcides Pereira dos Santos (Rui Barbosa BA 1932 São Paulo SP 2007). Em linhas gerais, pode-se dizer que grande parte dos discursos até agora proferidos sobre sua obra contribuíram para fazer de sua pintura resultado da prática ingênua do que se vê e se olha. Ainda que Alcides não recuse o paradigma da representação e a relação entre modelo e cópia que este pressupõe, sua figuração opera uma desconstrução na medida em que os meios de criação tornam-se fins, fazendo com que sua imagem produza um mimetismo que destrói ao invés de preservar um modelo. Nesse sentido, inspirada pela lógica do pensamento de matriz foucaultiana, deleuziana e nietzscheana pretende-se, nesta tese, explorar a arte pictórica do artista a partir de suas segmentaridades, territorialidades, mas também pelos seus devires e modos de desterritorialização. Esse movimento de produção das formas da realidade, proposto por esses autores, evidencia que a dinâmica do mundo constitui-se como uma luta permanente entre forças e um jogo se estabelece aí. Todavia, tais forças só existem em estado relacional e, do combate que se trava entre elas, só é possível estabelecer hierarquias sempre provisórias. Enfim, é a partir dessa tensão, desse jogo de forças, que ora contrai, ora expande, que percorremos as obras alcidiana elaboradas (a partir do final dos anos setenta do século passado) nas cidades de Cuiabá-MT e também (a partir do ano dois mil) em São Paulo. Interrogar quais, como e em que condições tais forças atuam na produção plástica do artista passa a ser, de fato, a questão central que esta tese experimenta responder.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431056.pdf: 3229776 bytes, checksum: 27594b0e06f616c54b2a2e14672bf5c3 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10438/431056.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectARTE - CRÍTICApor
dc.subjectPINTURA - HISTÓRIApor
dc.subjectARTES PLÁSTICAS - HISTÓRIApor
dc.subjectIMAGEM - HISTÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA fabulação do corpóreo na imagética de Alcides Pereira dos Santospor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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