Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2383
Tipo do documento: Tese
Título: A produção calçadista em Novo Hamburgo e no Vale do Rio dos Sinos na industrialização brasileira : exportação, inserção comercial e política externa : 1969-1979
Autor: Martins, Rodrigo Perla 
Primeiro orientador: Silveira, Helder Gordim da
Resumo: Esta tese versa sobre a expansão produtiva da indústria calçadista e da exportação do calçado, vivenciadas pela cidade de Novo Hamburgo e pela região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, no contexto histórico da ditadura civil-militar brasileira, precisamente entre 1969 e 1979. Este trabalho apresenta as relações entre as facetas interna e externa do país no período, isso porque, não há trabalhos que apresentem essa interação. Utilizamos fontes primárias (documentos e jornais), entrevistas e bibliografia pertinente. O objetivo geral consiste em analisar a produção calçadista de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos, na década de 70, no contexto de continuidade das políticas nacionais industriais, que incentivavam a expansão produtiva e a exportação de calçados, tendo como base as relações entre as escalas econômicas local-regional-nacional-global. Os objetivos específicos, por sua vez, são: contextualizar o desenvolvimento industrial brasileiro no século XX, a partir de políticas estatais indutoras e a continuidade destas; discutir as relações de economia política entre as escalas econômicas do Brasil, e destas com o sistema internacional; apresentar as condicionantes da expansão produtiva do calçado em Novo Hamburgo e na região do Vale do Rio dos Sinos, no contexto local-regional e no nacional-global; apresentar e discutir os dados numéricos da expansão produtiva do calçado e sua exportação na construção de um perfil de potência regional para o Brasil. A partir disso, os problemas da pesquisa são da seguinte ordem: 1) quais as relações das políticas desenvolvimentistas, no período da ditadura civil-militar brasileira, com a expansão produtiva e a exportação do calçado de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos? 2) como a exportação do calçado, produzido na escala local-regional, foi resultado da interação entre as escalas econômicas global-nacional-regional-local, no período? A hipótese testada no trabalho tem com base o conjunto de interesses econômicos e políticos locais-regionais-nacionais brasileiros inter-relacionados, que buscavam a mudança de perfil do Brasil no sistema internacional, a partir da substituição de exportações. A cidade de Novo Hamburgo, com seus interesses políticos e econômicos, hegemonizou politicamente a região do Vale do Sinos e reproduziu a lógica capitalista de construção de uma dinâmica centro-periferia. A cidade consolidou-se como polo econômico e político da região, no momento do boom exportador do calçado. Números da produção calçadista e sua exportação comprovam, em Novo Hamburgo e na região, aquilo que ficou conhecido, no Brasil, como milagre econômico, quando os incentivos, oriundos da escala nacional, foram incorporados pela escala local-regional. No binômio produção-exportação, 70% do calçado foi vendido para os EUA. Assim, entende-se que o produto contribuiu com aquilo que ficou conhecido como a substituição de exportações na pauta externa comercial brasileira.
Palavras-chave: INDÚSTRIA DE CALÇADOS
CALÇADO - VALE DOS SINOS - PRODUÇÃO
INDÚSTRIA - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
BRASIL - RELAÇÕES EXTERIORES
CALÇADOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: MARTINS, Rodrigo Perla. A produção calçadista em Novo Hamburgo e no Vale do Rio dos Sinos na industrialização brasileira : exportação, inserção comercial e política externa : 1969-1979. 2011. 397 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2383
Data de defesa: 29-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430908.pdfTexto Completo3,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.