Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2376
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o(s) passado(s) e o(s) futuro(s) da cidade : um estudo sobre a urbanização de Canoas/RS (1929-1959)
Autor: Viegas, Danielle Heberle
Primeiro orientador: Constantino, Nuncia Maria Santoro de
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo principal de analisar as especificidades da urbanização da cidade de Canoas/RS, entre as décadas de 1930 e 1960. O problema de pesquisa está vinculado às relações entre os processos de (i)migração e metropolização na formação urbana da cidade entre os anos de 1929 e 1959. O período destacado é caracterizado por uma transformação vertiginosa em Canoas, que envolveu a projeção de diversos futuros possíveis para a cidade. Nesse sentido, esse estudo tem em conta as tipologias de cidade veraneio, cidade dormitório e cidade industrial usualmente atribuídas à Canoas, como projetos ativos dentro do desenvolvimento urbano da urbe, e não somente como referências narrativas. A abordagem metodológica do estudo em questão envolveu fontes qualitativas e quantitativas, tais como dados censitários e estatísticos, periódicos, planos urbanísticos, Plantas e documentos administrativos diversos, oriundos do Poder Público e Privado. O uso da História Oral como uma metodologia de pesquisa forneceu subsídios interessantes para uma reconstrução do desenvolvimento da cidade de Canoas na segunda metade do século XX a partir de outras possibilidades, senão as usualmente atribuídas à cidade. A pesquisa encontra a sua justificativa no suprimento da lacuna historiográfica referente ao estudo de cidades metropolitanas no Brasil.
Palavras-chave: HISTÓRIA
CANOAS (RS) - HISTÓRIA
URBANIZAÇÃO - CANOAS (RS)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: VIEGAS, Danielle Heberle. Entre o(s) passado(s) e o(s) futuro(s) da cidade : um estudo sobre a urbanização de Canoas/RS (1929-1959). 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2376
Data de defesa: 15-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430524.pdfTexto Completo5,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.