Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado Júnior, Cláudio de Sá-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753467D0por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:22Z-
dc.date.available2007-01-09-
dc.date.issued2006-07-14-
dc.identifier.citationMACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá. Fotografias e códigos culturais : representações da sociabilidade carioca pelas imagens da revista Careta (1919-1922). 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2374-
dc.description.resumoEste trabalho propõe a análise das imagens fotográficas publicadas entre 1919 e 1922 no periódico semanal ilustrado Careta. Enfatiza questões concernentes às relações de sociabilidade implícitas nas imagens fotográficas da revista, destacando grupos sociais, locais de relacionamento e modelos sugestivos para a constituição de uma espécie de pedagogia do olhar, tanto sobre a cidade quanto seus indivíduos. Desta forma, a pesquisa busca a identificação de um possível recorte cultural e as representações sociais construídas pela revista. Visa utilizá-la como pressuposto para uma reflexão sobre os padrões de comportamento reproduzidos a partir de uma espécie de contrato social, estabelecido entre aquele que fotografa e aquele que se deixa fotografar. Estas percepções são parcelas formadoras para a criação de um determinado imaginário urbano sobre os códigos culturais da cidade. Mesmo não constituintes de uma realidade vivenciada pela maioria da população, estes códigos ganham significativa representatividade e assumem, no decorrer do tempo, um sentido generalizante. Estas fotografias apresentaram-se como uma materialidade que interagiu no comportamento e no imaginário dos indivíduos, tanto durante quanto depois do ato fotográfico, estando integrada num processo cognitivo que se relacionou ao consumo de imagens e à busca de identidades representativas das elites e camadas médias urbanas na década de 1920.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 382369.pdf: 7991138 bytes, checksum: 7b5a1541ce75178a642f8bc9fcfcc094 (MD5) Previous issue date: 2006-07-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10308/382369.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRIO DE JANEIRO - HISTÓRIApor
dc.subjectFOTOGRAFIA - RIO DE JANEIROpor
dc.subjectFOTOGRAFIA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectCARETA (REVISTA) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleFotografias e códigos culturais : representações da sociabilidade carioca pelas imagens da revista Careta (1919-1922)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
382369.pdfTexto Completo7,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.