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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Márcio de-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:09Z-
dc.date.available2010-09-10-
dc.date.issued2010-06-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Márcio de. Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935). 2010. 224 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2348-
dc.description.resumoEsta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que sua formação, atuação e obra caracterizaram-se pelo diálogo entre referências populares e eruditas e pela busca de aproximações entre tradição e modernidade no contexto de um campo artístico em transformação e em vias de autonomização. Para problematizar tais questões recorre-se primeiramente a uma revisão bibliográfica nas áreas da História e da Música, com vistas a compreender como se deu a emergência e a consolidação da música popular brasileira em âmbito nacional no período investigado. Nesse sentido, aborda-se o modernismo musical, os contextos de desenvolvimento dos gêneros musicais e a experiência pioneira de músicos mediadores durante a Primeira República. No âmbito regional, busca-se compreender a experiência artística e as composições de Octávio Dutra no contexto de formação do campo musical na cidade de Porto Alegre. Nas primeiras décadas do século vinte, este compositor experienciou o processo de institucionalização do ensino musical, de modernização urbana e o surgimento de novas tecnologias sonoras. Por fim, busca-se contextualizar e interpretar historicamente a produção musical de Octávio Dutra. Neste aspecto são analisadas as questões composicionais que envolvem a diversidade e a transformação dos gêneros musicais, bem como as representações do espaço social urbano expressadas de forma explícita ou implícita no seu repertório, composto, editado e/ou gravado numa cronologia que abarca os anos de 1900 à 1935.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425647.pdf: 965959 bytes, checksum: 794201054a700986437cf5e168d9bfce (MD5) Previous issue date: 2010-06-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10244/425647.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMÚSICA - PORTO ALEGRE - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectMÚSICA POPULAR BRASILEIRApor
dc.subjectDUTRA, OCTÁVIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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