Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2345
Tipo do documento: Dissertação
Título: As nossas praias : os primórdios da vilegiatura marítima no Rio Grande do Sul (1900 1950)
Autor: Schossler, Joana Carolina
Primeiro orientador: Gertz, René Ernaini
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar os primórdios e a popularização da vilegiatura marítima, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O recorte temporal abrange a primeira metade do século XX, quando a prática dos banhos terapêuticos era realizada por significativa parcela de imigrantes europeus, sobretudo alemães e seus descendentes. Além de pioneiros da vilegiatura marítima, o empreendedorismo de italianos e alemães, entre outros, também se sobressai no desenvolvimento dos balneários de Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Em meados da década de 1930, os investimentos públicos na urbanização e infra-estrutura dos balneários facilitaram o acesso às praias de mar. O direito a férias remuneradas também favoreceu a popularização do veraneio, que passou a fazer parte do imaginário e da vida de muitos trabalhadores. Esta mobilidade espacial e social permitiu o desfrute das férias nas praias de mar, mas também o sonho de uma residência secundária no litoral. Assim, ao longo de um período de cinquenta anos, as formas de apreciação e aproveitamento da beiramar foram se modificando. Entretanto, desde os seus primórdios, quando o desejo de beira-mar era exclusividade de alguns, até a sua popularização, as nossas praias se apresentam como espaço para sociabilidades.
Palavras-chave: BALNEÁRIOS - RIO GRANDE DO SUL
PRAIAS
RIO GRANDE DO SUL - LITORAL
SOCIALIZAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SCHOSSLER, Joana Carolina. As nossas praias : os primórdios da vilegiatura marítima no Rio Grande do Sul (1900 1950). 2010. 222 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2345
Data de defesa: 18-Ago-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425635.pdfTexto Completo2,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.