Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2341
Document type: Dissertação
Title: Proletários de todo o mundo, higienizai-vos! : o discurso higienista impresso nos jornais dos trabalhadores (Porto Alegre: 1900-1919)
Author: Cadaviz, Aline Kassick 
Advisor: Abrão, Janete Silveira
Abstract (native): Este trabalho se propõe a analisar a incidência do discurso médico-higienista veiculado nos jornais porto-alegrenses direcionados à classe trabalhadora entre os anos de 1900 a 1919. Tal estudo se justifica pelo processo de medicalização que a sociedade brasileira foi submetida a partir de meados do século XIX e que ganha força com a instauração do regime republicano. Inicialmente direcionada às classes mais abastadas, a proposta de medicalização da sociedade logo atinge também os setores populares, que se tornam alvos sistemáticos de campanhas educativas e controladoras, visando a moralização e a higienização de suas condutas. Ainda que as instituições (educadoras, punitivas, hospitalares, repressivas etc.) fossem o lugar privilegiado para a implantação das políticas públicas e iniciativas privadas de controle sobre os corpos, também há eco do discurso higienista na imprensa da época, poderoso instrumento de formação de opinião. Em se tratando da imprensa de grande circulação, ligada a setores políticos e econômicos do estado, não causa surpresa a defesa das políticas higienistas que cotidianamente era publicada em seus números. No entanto, os pequenos jornais que circulavam em Porto Alegre e que se auto-intitulavam representantes dos trabalhadores nos apresentam uma versão não diferente deste processo de medicalização. Ainda que defendendo outros argumentos ou promovendo pontos-de-vista distintos daqueles utilizados pela grande imprensa, instituições e governos, os jornais analisados neste trabalho carregam em suas páginas muitos traços do higienismo que se buscava difundir e, mesmo que em meio a críticas e ressalvas, tornaram-se mais um instrumento de reafirmação da influência da ciência e dos interesses capitalistas sobre a organização da sociedade.
Keywords: HISTÓRIA - RIO GRANDE DO SUL
JORNAIS - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
IMPRENSA OPERÁRIA - RIO GRANDE DO SUL
SAÚDE PÚBLICA
HIGIENE PÚBLICA
MORALIDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS
MÉDICOS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: CADAVIZ, Aline Kassick. Proletários de todo o mundo, higienizai-vos! : o discurso higienista impresso nos jornais dos trabalhadores (Porto Alegre: 1900-1919). 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2341
Issue Date: 6-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
425440.pdfTexto Completo1.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.