Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271
Document type: Dissertação
Title: Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
Author: Massia, Rodrigo de Souza 
Advisor: Monteiro, Charles
Abstract (native): A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionais
Keywords: PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS
FOTÓGRAFOS
FOTOGRAFIA
CULTURA - PORTO ALEGRE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271
Issue Date: 21-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
407442.pdfTexto Completo8.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.