Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBender, Eliane Andrea-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794142Z7por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:34Z-
dc.date.available2007-09-26-
dc.date.issued2007-01-17-
dc.identifier.citationBENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234-
dc.description.resumoA pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literáriopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387405.pdf: 769255 bytes, checksum: 176b44eceed563aa5f239d54b4316a94 (MD5) Previous issue date: 2007-01-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10374/387405.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApor
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO livro didático de literatura para o ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
387405.pdfTexto Completo751,23 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.