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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bender, Eliane Andrea | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794142Z7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Vera Teixeira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:39:34Z | - |
dc.date.available | 2007-09-26 | - |
dc.date.issued | 2007-01-17 | - |
dc.identifier.citation | BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literário | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387405.pdf: 769255 bytes, checksum: 176b44eceed563aa5f239d54b4316a94 (MD5) Previous issue date: 2007-01-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10374/387405.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LITERATURA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | TEORIA LITERÁRIA | por |
dc.subject | LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | O livro didático de literatura para o ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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387405.pdf | Texto Completo | 751,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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