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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2227
Document type: Dissertação
Title: O Ogro que virou príncipe : uma análise dos intertextos presentes em Shrek
Author: Corrêa, Adâni 
Advisor: Moreira, Alice Therezinha Campos
Abstract (native): A presente dissertação O OGRO QUE VIROU PRÍNCIPE: UMA ANÁLISE DOS INTERTEXTOS PRESENTES EM SHREK enquadra-se na área de Produção Cultural para Crianças, fazendo uma interface entre literatura infantil e filme direcionado ao público infantil. O objeto deste trabalho são os filmes Shrek I e Shrek II, juntamente com a obra de William Steig, de mesmo título, e contos de fadas com os quais os filmes entretêm relações dialógicas em vários planos. Investigou-se como aparece representada a intertextualidade entre as formas narrativas fílmica e verbal, tendo por base estudos de vários autores sobre a intertextualidade. De Lotman obteve-se o apoio teórico quanto às questões relativas à narrativa cinematográfica, e a análise dos textos foi orientada pelo modelo actancial proposto por Greimas. Buscou-se a origem dos contos de fadas, traçando uma breve evolução da literatura infantil, com destaque para o conceito de conto e caracterização de sua estrutura. Como o foco central deste trabalho é a narrativa cinematográfica, mostra-se um breve histórico do cinema de animação e, principalmente, da produção cultural destinada ao público infantil. Desenvolveu-se a análise e a interpretação, não só do conto A bela adormecida, nas versões de Perrault e dos Irmãos Grimm, como da obra Shrek, escrita por William Steig, e dos dois filmes da série Shrek, tendo-se constatado a existência de intertextualidade principalmente sob a forma de paródia, chegando ao grotesco. Tal procedimento não se limita apenas à estrutura textual, está também no aproveitamento de elementos temáticos e na adaptação das personagens já consagradas pelo público que são retomadas na narrativa fílmica. A própria obra de William Steig, Shrek, que deu nome ao filme, foi utilizada como intertexto Além disso, identificaram-se inúmeras citações de cenas de filmes destinados a adultos. O estudo desenvolvido pôde constatar que o tradicional, o antigo, ressurgem e unem-se ao moderno, nas produções artísticas atuais para crianças, mostrando a importância que a literatura oral continua tendo, em especial os contos de fadas, já que, passado muito tempo, seus temas ainda alimentam o imaginário infantil porque universais e são retomados pelo cinema contemporâneo
Keywords: LITERATURA INFANTIL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LITERATURA E CINEMA
CONTOS DE FADA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CORRÊA, Adâni. O Ogro que virou príncipe : uma análise dos intertextos presentes em Shrek. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2227
Issue Date: 12-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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