Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2222
Document type: Tese
Title: Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização
Author: Wolff, Clarice Lehnen 
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Abstract (native): O presente estudo investiga a rima em poemas infantis como evento linguístico desencadeador de ampliação da consciência linguística e como impulsionadora de estratégias de processamento da compreensão da linguagem, enfocando seu papel na aprendizagem da leitura e da escrita no período inicial de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, a partir da transcrição de nove oficinas de poesia e consciência fonológica, realizadas com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, foram identificados e categorizados comportamentos de consciência das rimas integrados a outros do próprio nível fonológico e aos demais níveis linguísticos (morfológico, sintático, semântico, textual, pragmático). Na segunda etapa, após análise desses comportamentos, foram selecionados aqueles mais frequentes e/ou pertinentes ao estudo para a elaboração de um instrumento de avaliação de consciência fonológica integrado com a consciência linguística. Este possui caráter qualitativo e permite delinear um perfil para identificar os comportamentos que necessitam ser mais estimulados no processo de conscientização linguística, a fim de proporcionar ações em sala de aula com esta finalidade. A partir da revisão de literatura realizada, dos comportamentos de consciência linguística identificados e do caráter do perfil gerado pelo instrumento, foram então elaborados parâmetros para a metodologia de trabalho pedagógico com poemas no período de alfabetização. Assim, da reflexão sobre a possibilidade dada pelas rimas de relacionar palavras nos versos, o conceito de consciência fonológica foi ampliado em consideração a suas relações entre comportamentos deste próprio nível de consciência e da consciência fonológica com os demais níveis de consciência linguística. Os níveis fonológico, semântico e sintático foram os mais demandados nesse processo integrado no período de alfabetização, como apontado por Gombert (1992). As rimas acionaram a atenção das crianças à estrutura sonora das palavras, o que favoreceu a identificação de mais possibilidades na segmentação da fala e aspectos relacionados à temporalidade dos sons, que auxiliam na aprendizagem. Também foi verificada a importância do movimento de ir e vir da palavra ao texto realizado pelas crianças, relacionado com as consciências fonológica, sintática e semântica da língua.
Abstract (english): This study investigates the rhyme in children poems as a linguistic event that triggers the increase of linguistic awareness and boosts the understanding of language processing strategies, focusing on its role in learning how to read and write in early literacy period. This research was conducted in two stages. In the first one, in nine poetry and phonological awareness transcription workshops developed in a first grade group, behaviors of rhyme awareness were identified, categorized, and integrated to other levels of the phonological level itself and to other linguistic levels (morphological, syntactic, semantic, textual, pragmatic ones). In the second stage, after analyzing these behaviors, the most frequent ones and/or the most relevant to the study were selected in order to elaborate a phonological awareness assessment tool integrated with linguistic awareness. It is a qualitative tool that helps to outline a profile to order to identify behaviors that need more stimulation in the linguistic awareness process for pedagogical actions in classrooms. Methodology for pedagogical parameters to work with poetry in early literacy period was made from the literary reviews, the identified behaviors of linguistic awareness, and the nature of the profile brought for by the assessment tool. Thus, from the reflection on the rhyme possibility to link words in verses, the phonological awareness concept was expanded regarding the relationship between behaviors of this very level of awareness and phonological awareness with other levels of linguistic awareness. The phonological, semantic and syntactic levels were the most demanded into this integrated process in the literacy period, as pointed out by Gombert (1992). The rhymes impelled the attention of children to the sound structure of words, which favored the identification of more possibilities in the segmentation of speech and aspects related to the temporality of the sounds that help in learning. It was also verified the importance of the coming and going movement related to the phonological, syntactic and semantic awareness of the language from words to text by the children.
Keywords: RIMA (LITERATURA)
LINGUÍSTICA
FONOLOGIA
ALFABETIZAÇÃO
PSICOLINGUÍSTICA
CONSCIÊNCIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: WOLFF, Clarice Lehnen. Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização. 2015. 285 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2222
Issue Date: 21-Jan-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
467064.pdfTexto Completo2.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.