Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Geraldine Thomas da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4970477T9por
dc.contributor.advisor1Scherer, Lilian Cristine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:29Z-
dc.date.available2015-03-13-
dc.date.issued2015-01-14-
dc.identifier.citationSILVA, Geraldine Thomas da. Interação entre leitura e escrita : o impacto dos hábitos de leitura e da mediação em leitura na escrita de alunos do ensino médio. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2211-
dc.description.resumoNesta dissertação investigamos a influência do hábito de leitura e da mediação leitora na produção de textos argumentativos de alunos do 3º ano do Ensino Médio, pautando-nos, especialmente, em postulados psicolinguísticos. A pesquisa buscou avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Médio na produção de textos argumentativos, considerando-se seus hábitos de leitura (tipo e frequência de leitura), bem como o fato de estarem ou não expostos a um trabalho de leitura mediada por seu professor e colegas. A coleta de dados foi realizada com trinta alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola privada da região do Vale do Rio dos Sinos. Integraram o experimento quatro etapas: a aplicação do questionário de dados sobre leitura, do pré-teste de produção escrita, as oficinas de mediação leitora e a aplicação do pós-teste de produção escrita. Os dados foram analisados segundo uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados da comparação entre o pré e o pós-teste mostraram uma variação significativa entre os alunos que têm hábito de leitura e os que não leem frequentemente. Por conseguinte, constata-se que a prática da leitura interfere positivamente na produção de textos argumentativos. A variação entre os alunos participantes da oficina de mediação leitora no pré-teste (antes da mediação) e pós-teste (após a mediação) não foi significativa estatisticamente. Entretanto, após a mediação, no pós-teste, os participantes da oficina apresentaram médias maiores do que as obtidas no pré-teste, conforme uma análise qualitativa. Dessa forma, verificamos que a leitura tem papel fundamental para o bom desenvolvimento da produção de textos argumentativos. Quanto à mediação leitora, evidenciamos que gera melhora no desenvolvimento da produção de textos. No entanto, seu efeito é mais baixo do que o de hábitos de leitura no desenvolvimento da habilidade de escrita de texto argumentativo.por
dc.description.abstractThis dissertation investigated the influence of the reading habit and of reading mediation in the production of argumentative texts by high school senior students, based especially in psycholinguistic postulates. The research sought to assess high school students production of argumentative texts, considering their reading habits (type and frequency of reading), as well as the fact of having been exposed or not to mediated reading by their teacher and colleagues. Data collection was performed with thirty senior students from a private high school in the Vale do Rio dos Sinos, in the Brazilian state of Rio Grande do Sul. Four phases integrated the experiment: the administration of a questionnaire on reading, a writing production (pre-test), reading mediation workshops and another writing production (post-test). Data were analyzed using a quantitative and qualitative. The results showed a significant variation among the group of students who have reading habit (G1) and the group who do not frequently read (G2). Therefore, it appears that frequent reading interferes with the performance of students in the production of argumentative texts. The writing improvement variation of the group of students exposed to the reading mediation workshop (G3 = formed by 7 of group 1 and 8 of group 2) at the pre-test (before the mediation) and post-test (after mediation) was not statistically significant. However, after mediation workshops, participants scores in writing were higher than those obtained in the pre-test, as showed by a qualitative analyses. Therefore, we observed that reading habits play a key role for the successful development of argumentative text production. As to the reading mediation effect, it seems to improve text production. However, its effect is lower than of reading habits in developing argumentative writing ability.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 466238.pdf: 1077655 bytes, checksum: a16bda83ba50aa3f386d8313acfd0671 (MD5) Previous issue date: 2015-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10161/466238.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApor
dc.subjectESCRITApor
dc.subjectLEITURA - MEDIADORESpor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectHÁBITO DE LEITURApor
dc.subjectARGUMENTAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleInteração entre leitura e escrita : o impacto dos hábitos de leitura e da mediação em leitura na escrita de alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
466238.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.