Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Gilberto Collares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332356J2por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:17Z-
dc.date.available2014-09-26-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2173-
dc.description.resumoEssa dissertação está inscrita em uma área de concentração muito recente no Brasil: Escrita Criativa. O trabalho que me propus dentro dessa área foi a elaboração de um livro de contos. O livro A Viúva de Éfeso e outros contos tenta se aproximar de uma linha tênue entre realidade e ficção. O trabalho proposto tenta encurtar essas diferenças incluindo na própria ficção o trabalho teórico. Para isso comecei por ficcionalizar o próprio autor estipulando um pseudônimo para o escritor do livro. Esse mesmo escritor já está falecido ao serem editadas suas obras póstumas por um editor também ficcional. Em algumas anotações encontradas por esse editor, após a morte do escritor, foi que consegui criar material teórico e ficcional de todo processo criativo do autor em questão, tendo sempre um afastamento criado por um narrador testemunha (editor). De forma ficcional, consegui introduzir no texto criativo algumas questões teóricas sobre o processo criativo no próprio corpo da ficção. A participação do editor na estrutura do livro funciona como estrangeiro das suas obras, pois o inclui como editor e amigo do autor além de um crítico das obras. Assim, é esse personagem que organiza a nota de editor, a antologia póstuma do autor (núcleo ficcional dos contos) e também o apêndice da edição: uma biografia e um ensaio. São com esses três gêneros literários biografia e ensaio e contos, mesmo que os dois primeiros incluídos como ficção na dissertação, que consegui fazer um link entre obra e vida, realidade factual e fantasia, entre imagem extrapessoal e a lógica imposta pelo raciocínio. Ainda para conseguir uma maior conexão entre realidade e ficção, existe uma relação ambígua entre editor e autor que vai se cristalizando ao passo que o leitor consegue percorrer os três gêneros em questão. Essa ligação afetiva que vai dar o fechamento para a proposta de aproximação entre realidade e ficção que me propus na criação dessa obra.por
dc.description.abstractThis dissertation belongs to an area that became popular very recently in Brazil: Creative Writing. I set out to work within this area on the elaboration of a storybook. The book " The Widow of Ephesus and other tales " tries to approach a fine line between reality and fiction. I will attempt to shorten these differences including in its fiction the theoretical work in this dissertation. I started by fictionalizing the author himself stipulating an alias as the author of the book. This author is already dead and his post-mortem books are to be edited by also a fictional editor. This editor found some notes after the death of the author, and with these notes I was unable to create theoretical and fictional material with all the creative process by the author in question, always having a distance created by a witness narrator (editor). In fictional form, I was able to bring out some theoretical questions about the creative process in the actual body of fiction within the creative text . The editor participates in the structure of the book, by observing his works from outside, (such as the included editor and friend of the author beyond a critical works). So, this is the character who organizes the editor s notes, post-mortem anthology of the author (fictional core of the stories) and also the appendix of editing: a biography and an essay. With these three literature genres biography, essay and short stories, although the first two are included as fiction in the dissertation, I could draw a link between work and life, factual reality and fantasy, and between transcendent image and logic imposed by reasoning. Yet to achieve a greater connection between reality and fiction, there is an ambiguous relation between editor and author constructing while the reader can walk through the three genres in question. This emotional connection will give closure to the proposal of approximation between reality and fiction.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461272.pdf: 203714 bytes, checksum: 8929e7158713eb1080e44bfd7d7e8498 (MD5) Previous issue date: 2013-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10055/461272.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRApor
dc.subjectCONTOS BRASILEIROSpor
dc.subjectESCRITA CRIATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA viúva de Éfeso e outros contospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
461272.pdfTexto Parcial198,94 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.