Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2171
Document type: Dissertação
Title: A observação da consciência de procedimentos na leitura de textos em ambiente digital
Author: Nascimento, Marcos de Araujo 
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Abstract (native): Neste trabalho buscamos examinar dois importantes aspectos da leitura em ambiente digital: 1) a consciência do leitor sobre os principais processos envolvidos na realização de uma leitura com um objetivo específico e 2) os caminhos de leitura para alcançar tal objetivo. A observação de tais aspectos supracitados ocorreu a partir de dois passos: no primeiro, cada um dos dez sujeitos de nossa pesquisa recebeu duas palavras-chave para fazer uma busca comum sobre elas, consultando a internet; no segundo, cada sujeito escreveu um relato logo após a busca, onde indicou de forma descritiva ou pontuada o que conseguiu lembrar de ter executado, quando esteve diante da tela de um computador no qual um programa havia sido previamente instalado para gravar o que aconteceu na tela e também capturar o áudio narrado pelo sujeito. O cerne deste trabalho foi indicar alguns tipos de comportamentos de leitura e navegação, com a intenção de saber o que a memória do leitor ainda guardava sobre os procedimentos utilizados, a partir da observação dos caminhos que o leitor percorreu em ambiente digital, ou seja, no hipertexto. Em seguida, houve um levantamento detalhado de dados sobre os procedimentos que envolveram as buscas dos sujeitos; levantamento o qual foi apresentado em um relato escrito, onde buscamos responder às principais questões relativas aos processos envolvidos, como a consciência dos processos em busca de um objetivo de leitura e as correlações entre tudo isso com o êxito ou fracasso da mesma. Ressaltamos que, como ferramentas para obter respostas para essas questões, utilizamos registros de vídeo e áudio gerados pelo software HYPERCAM 3, a descrição desses vídeos e os relatos escritos dos dez sujeitos (estudantes de Letras). Por fim, reservamos também um espaço no final dedicado às análises, correlações e conclusões sobre o que foi observado e descrito nos relatos e registros de cada um dos sujeitos.
Abstract (english): In this work aimed at examining two of the most important aspects of reading in the digital environment: 1) the awareness of the reader about the main processes involved in the accomplishment of a reading task with a specific goal and 2) the ways to develop the reading task and achieve the goal. The observation of these aspects mentioned above occured in two steps: first, each of the ten subjects of our research received two key-words to make a common search on them through the internet; then, each of the ten subjects was asked to write a report of the search and, at this point, they were asked to write, in descriptive or punctuated way, what they could remember having performed, when they were in front of the computer screen, on which a software had previously been installed to record what happened on the screen itself, and also to record the audio narrated by the subject. The core of this work considered the main types of reading and browsing behaviors, and aimed at finding out what the working memory of the reader can still keep from the procedures used when the reading task was performed, from the observation of the paths that the reader followed in the digital environment, i. e., in hypertext. In addition, a detailed survey data on procedures involving their search was presented in a written report, where an answer to the main questions concerning the processes involved, such as the awareness of the processes in pursuit of the goal of reading and the correlations between all this and the success or failure in the search, was sought. We emphasize that, as tools to get answers to these questions, we made use of the video record generated by the software, as well as the description of these videos and written accounts of the ten subjects (all of them undergraduate and graduate students from the Letters and Linguistics faculty at PUCRS). Finally, a session at the end of this dissertation was dedicated to the analyzes, correlations and conclusions about what was observed and described in the reports and records of each subject.
Keywords: LINGUÍSTICA
LEITURA
HIPERTEXTO
MEMÓRIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: NASCIMENTO, Marcos de Araujo. A observação da consciência de procedimentos na leitura de textos em ambiente digital. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2171
Issue Date: 25-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
461226.pdfTexto Completo1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.