Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2125
Document type: Tese
Title: O valor argumentativo da oração relativa no discurso : uma proposta para o ensino de língua materna
Author: Wittke, Cleide Inês 
Advisor: Barbisan, Leci Borges
Abstract (native): Considerando a insatisfação que o efeito do ensino de língua materna, principalmente nas questões referentes aos aspectos gramaticais (em função da forte influência da Gramática Tradicional), vem ocasionando à prática escolar e acadêmica, bem como a nova concepção de língua, linguagem e gramática, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs,1998, 1999), o presente trabalho constrói uma reflexão sobre esse ensino, enfocando-o não como um exercício de metalinguagem mas como um processo interativo, levando em conta tanto a forma quanto o sentido veiculado pela língua em uso. Acreditando ser possível pôr em prática a abordagem dialógico-discursiva proposta pelos PCNs e tendo como hipótese geral a idéia de que o funcionamento lingüístico, enquanto forma (sistema), é importante à compreensão do sentido construído no discurso, investiga-se o papel semânticoargumentativo que a oração relativa (adjetiva) exerce no enunciado em que opera, auxiliando na constituição do sentido. Concebendo a prática escolar de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM) sob um enfoque tanto lingüístico como didático-pedagógico, busca-se aparato teórico nessas duas perspectivas. No que tange à concepção de língua e à descrição semântica de linguagem, a presente pesquisa apóia-se no quadro teórico geral da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), na sua versão atual, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS). Essa teoria define o enunciado como uma unidade semântica (DUCROT, 2002; CAREL, 2002), encadeada argumentativamente por um conector, podendo o locutor manifestar seu ponto de vista ora de modo normativo (em portanto DC), ora de maneira transgressiva (em no entanto PT), com base em um mesmo princípio argumentativo (lugar comum social). No que diz respeito às questões didático-pedagógicas que constituem o ensino de língua, busca-se apoio teórico (e prático) na Transposição Didática (TD) (BRONCKART e GIGER, 1998; PETITJEAN, 1998ab), teoria voltada a questões que envolvem a construção do saber no meio escolar, englobando três elementos fundamentais: professor, aluno e saber. Embora esse processo seja constituído por três etapas contínuas mas distintas, este trabalho aborda somente a primeira fase, ou seja, a relação que o professor estabelece com o saber, no eixo do ensino: a passagem do saber científico ou técnico a saber a ser ensinado (didatizado), implicando sua formação inicial e continuada e o material didático que orienta sua prática cotidiana, em especial o livro didático, uma das principais fontes do seu saber. Nesse contexto, analisa-se a maneira como o livro de português descreve o saber oração relativa, tanto na oitava série do EF quanto no terceiro ano do EM, diferentes momentos em que esse conteúdo é abordado na escola, comparando-o com nossa abordagem semântica das relativas, atuando em diferentes situações enunciativas, em crônicas veiculadas pela mídia. Espera-se que o presente estudo funcione como um dos tantos meios possíveis que capacitem o aluno a desenvolver seu potencial comunicativo, tanto na prática oral como na escrita, e também inspire novas reflexões sobre a importância do funcionamento semântico no ensino de língua materna.
Keywords: LINGÜÍSTICA PORTUGUESA
PORTUGUÊS - ENSINO
PORTUGUÊS - GRAMÁTICA
DIDÁTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: WITTKE, Cleide Inês. O valor argumentativo da oração relativa no discurso : uma proposta para o ensino de língua materna. 2006. 194 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2125
Issue Date: 28-Nov-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388577.pdfTexto Completo1.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.