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dc.creatorCarvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773207H5por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:58Z-
dc.date.available2007-04-03-
dc.date.issued2006-09-01-
dc.identifier.citationCARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. A adaptação literária para crianças e jovens : Robinson Crusoe no Brasil. 2006. 603 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2118-
dc.description.resumoA presente tese, A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoe no rasil, tem como objeto de estudo a adaptação literária para crianças e jovens no Brasil, tendo como suporte teórico a Estética de Recepção e a Sociologia da Leitura. A tese é composta de duas partes, ao mesmo tempo independentes e complementares. Na primeira parte, dividida em dois capítulos, analisa-se a recepção histórica e crítica da adaptação literária, a partir das histórias da literatura infantil brasileira e de textos analíticos; e apresenta-se um panorama da adaptação literária, enfocando-se as obras, os autores, a tipologia, as coleções, os adaptadores e as editoras, com base num levantamento bibliográfico, que abrange o período de 1882 a 2004. Na segunda parte, igualmente, segmentada em dois capítulos, o foco central é o estudo das adaptações da obra inglesa, A vida e as aventuras de Robinson Crusoe (1719), de Daniel Defoe, realizadas por Carlos Jansen (1885), Monteiro Lobato (1931) e Ana Maria Machado (1995), a partir de estudo extra-textual, em que se analisa a circulação e editoração da obra no Brasil, os contextos de produção do texto original/adaptações e os paratextos das adaptações, e de estudo intra-textual, no qual se investiga o processo de adaptação, a partir das normas literárias e extra-literárias, presentes nas três adaptações selecionadas, para, em seguida, realizar analise comparativa entre as três adaptações e a obra original, objetivando, identificar e analisar os procedimentos narrativos na adaptação, para a formulação de um conceito de adaptação literária infanto-juvenilpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388858.pdf: 3255996 bytes, checksum: f23e744a6f59891349e3ece1086770e7 (MD5) Previous issue date: 2006-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
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dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA INFANTIL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectLITERATURA JUVENIL - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectROBINSON CRUSOE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectADAPTAÇÃO LITERÁRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA adaptação literária para crianças e jovens : Robinson Crusoe no Brasilpor
dc.typeTesepor
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