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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHenrich, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254419A0por
dc.contributor.advisor1Bisol, Leda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:56Z-
dc.date.available2013-07-02-
dc.date.issued2013-01-10-
dc.identifier.citationHENRICH, Vanessa. Aquisição fonológica atípica do português brasileiro : evidências sobre complexidade dos sistemas fonológicos de crianças com desvio fonológico. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2111-
dc.description.resumoEste trabalho pretendeu verificar com uma amostra de 111 inventários fonológicos de crianças com desvio fonológico se todas as hipóteses do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços MICT (MOTA, 1996) se confirmam, como se espera. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo transversal descritivo, no qual os dados foram analisados estatisticamente pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O estudo diz respeito especificamente à aquisição de consoantes, no primeiro momento verificou-se o status dos segmentos em cada um dos inventários fonológicos, no sentido de estarem adquiridos, em aquisição ou ausentes. Feito isso, estabeleceu-se uma comparação com os resultados desta amostra com os resultados da amostra de Mota (1996). Verificou-se, de modo geral que as expectativas do MICT foram confirmadas, com exceção da ordem de aquisição das consoantes róticas. A vibrante, realizada como fricativa, isto é, [x], emerge mais precocemente do que o tepe, diferente do que estava previsto no MICT. No entanto, foi observado que as crianças que ainda estão adquirindo a vibrante, muitas vezes a substituem por uma líquida ou glide, sugerindo que embora seja pronunciada como fricativa, figura como alofone da vibrante. Outras ocorrências divergentes encontradas constituem apenas variações esperadas.por
dc.description.abstractThis research has a sample of 111 phonological inventories of children with phonological deviation. It intended to verify if all hypothesis of Modelo Implicacional de Complexidade de Traços MICT (MOTA, 1996) have confirmed themselves, they way they are supposed to. It is a quantitative study of descriptive cross-sectional type, in which the data was analysed statistically by Statistical Package for Social Sciences (SPSS) program. This research deals only with consonant acquirement. At the first moment it verified the segment status in each phonological inventory, if they were acquired, being acquired or absent. Done that, a comparison was established between the results of this sample and the results of Mota (1996) sample. The study verified that the general expectations of MICT were confirmed, with an exception of rhotic consonant order acquirement. The vibrant, executed as fricative, or [x], emerges early than the tap, differently than what MICT predicted. However, it was observed that the children who are still acquiring the vibrant, a lot of times replace it for a liquid or a glide, what suggests that even when pronounced as a fricative, it seems like an allophone of the vibrant. Another divergent occurrences were found and constitute only expected variationseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 449082.pdf: 2271741 bytes, checksum: c4cbe3b8196241262c517b69583e90d0 (MD5) Previous issue date: 2013-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9684/449082.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICA APLICADApor
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectTRANSTORNOS DA FALApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAquisição fonológica atípica do português brasileiro : evidências sobre complexidade dos sistemas fonológicos de crianças com desvio fonológicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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