Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2106
Tipo do documento: Tese
Título: A poesia infantil de Sérgio Capparelli:um caminho para a infância
Autor: Klauck, Ana Paula 
Primeiro orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Resumo: Sérgio Capparelli é um poeta cuja trajetória se estende por três décadas: iniciou em 1983, e teve seu mais recente exemplar publicado em 2010. Este trabalho analisa a obra poética infantil do autor através do estudo sobre como sua poesia se comunica com a infância. São analisados as características e os recursos que constituem os textos, observando-se sua incidência e recorrência, e a forma como se comunicam com o leitor infantil. A fim de se entender a composição dos poemas e como eles se comunicam com a infância, teorias sobre a criança, o gênero poético e a construção do leitor conduzem a análise. O modo como a poesia do autor se compõe, quais características e elementos específicos que seus textos utilizam e como eles são compostos para se comunicarem com a infância são as questões que guiam esse trabalho. Os resultados mostram que há mudanças na utilização dos recursos poéticos em cada década, e que as obras do autor se apresentam de diferentes formas em sua relação com o leitor, acompanhando as transformações relacionadas à infância e à produção cultural a ela destinada.
Abstract: Sergio Capparelli is a Brazilian poet whose work has followed three decades; it began in 1983, when he published his first book and goes up to 2010, when the author released his most recent piece. This paper intends to analyze the author s poetry for children, by studying how it communicates with childhood. Characteristics and resources that build up the texts are observed, leading to the analysis of the way they talk to the young reader. In order to understand the composition of the poems and the way they communicate with childhood, theories about children, poetry and the construction of the reader in the text are referred in the analysis. The way the author s poetry is composed, which specific characteristics and elements the texts employ and how they are built and organized so that they may communicate with childhood are matters that guide this study. The results show that there are differences in the usage of poetical resources as decades go by; thus, the author s works are guided in different ways towards the reader, following changes in childhood and the cultural production that addresses this age.
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
CAPPARELLI, SÉRGIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: KLAUCK, Ana Paula. A poesia infantil de Sérgio Capparelli:um caminho para a infância. 2013. 307 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2106
Data de defesa: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
448383.pdfTexto Completo1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.