Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thaís Vargas dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211083P7por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:54Z-
dc.date.available2013-05-06-
dc.date.issued2013-01-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Thaís Vargas dos. Consciência linguística no emprego de tempos verbais e compreensão leitora. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2104-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo verificar o desempenho de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental no emprego dos tempos verbais, o nível de consciência linguística na realização dessa tarefa e os escores de compreensão leitora. Considera-se, para isso, os dados obtidos na aplicação de três instrumentos de pesquisa: a) instrumento de investigação do emprego dos tempos verbais e consciência linguística; b) instrumento de investigação da compreensão leitora; e c) instrumento de caracterização dos sujeitos da pesquisa. Teórica e metodologicamente, constituem-se em eixos fundamentais da pesquisa a compreensão leitora, a consciência linguística e o emprego dos tempos verbais. A situação de aplicação envolve o uso de instrumentos de pesquisa em dois formatos diferentes: um respondido por escrito individualmente e outro em formato de entrevista. Os sujeitos que respondem ao primeiro formato constituem o grupo 1, enquanto os sujeitos que respondem ao segundo formato constituem o grupo 2. Os resultados alcançados pelo grupo 1 revelam: que os sujeitos têm bom desempenho no emprego dos tempos verbais; que demonstram ter consciência linguística, apesar de não ser plena, para a realização dessa tarefa; que apresentam baixo desempenho na compreensão leitora. O desempenho do grupo 2 é bom no emprego dos tempos verbais, na consciência linguística e na compreensão leitora. Em relação às correlações entre as variáveis emprego dos tempos verbais, consciência linguística e compreensão leitora, os dados do grupo 1 apresentam um índice menor de correlação, do que os dados do grupo 2. Esses resultados permitem recomendações para o ensino da leitura na escola.por
dc.description.abstractThe study aims to evaluate the performance of students in the 6th grade of elementary school on the use of verb tenses, the level of linguistic awareness in this task and reading comprehension scores. To achieve this goal, three survey instruments were applied: a) investigative instrument to the use of tenses and linguistic awareness, b) reading comprehension instrument, and c) characterizing instrument of the research s subjects. Theoretically and methodologically, constitute the axis of this research reading comprehension, linguistic awareness and the use of verb tenses. The appliance situation involves the use of survey instruments in two different formats: one answered in a written format and the other answered as an interview format. The subjects who answer the first format constitute group 1, while subjects who respond the second format constitute group 2. The results achieved by group 1 show that: these subjects have good performance in the use of verb tenses; they demonstrate linguistic consciousness, although not plenary to perform this task; they have low performance in reading comprehension. The performance of group 2 is good on the use of the verb tenses, on linguistics awareness and on reading comprehension. Considering the correlations between the topics use of verb tenses, linguistic awareness and reading comprehension, the results achieved by group 1 show a lower correlation than the results achieved by group 2. This research provides recommendations for teaching reading in school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 446283.pdf: 2263790 bytes, checksum: add1e851a427c79727d602eea405cf15 (MD5) Previous issue date: 2013-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9515/446283.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLEITURA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subjectVERBOSpor
dc.subjectCONSCIÊNCIApor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleConsciência linguística no emprego de tempos verbais e compreensão leitorapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
446283.pdfTexto Completo2,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.