Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBerton, Paulo Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162895J8por
dc.contributor.advisor1Zilles, Urbano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727282T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:44Z-
dc.date.available2007-03-13-
dc.date.issued2007-01-03-
dc.identifier.citationBERTON, Paulo Ricardo. O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2074-
dc.description.resumosta dissertação analisa a transformação do conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov, através do estudo das suas quatro peças: A gaivota (1896); Tio Vânia (1897); As três irmãs (1901); O jardim das cerejeiras (1904). Após uma explanação do pensamento de três filósofos sobre o tema da verdade, verifica-se como o ponto-de-vista se revela na literatura dramática, uma vez que esta abdica da presença de um narrador. A partir de um rearranjo da ordem de escrita das peças, e amparado a princípio nos títulos das mesmas, observa-se o crescente afastamento de Tchekhov desde um protagonista-único até um protagonista-espaço, através da pulverização da figura do protagonista entre várias personagens. Este artifício estético revela, por fim, a inserção do autor nas correntes filosófico-ideológicas que consideravam a verdade como um conceito contextual e historicamente situado. Desta forma, a dissertação afirma a importância da obra tchekhoviana como uma das fundadoras e legitimadoras do pensamento relativista.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387409.pdf: 753870 bytes, checksum: 059f8e39bd7ede080fddb96cb8fbd5d7 (MD5) Previous issue date: 2007-01-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9566/387409.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA RUSSApor
dc.subjectTCHEKHOV, ANTON PAVLOCH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectESCRITORES RUSSOS - SÉCULO XIX - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhovpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
387409.pdfTexto Completo736,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.