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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Berton, Paulo Ricardo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162895J8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zilles, Urbano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727282T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:44Z | - |
dc.date.available | 2007-03-13 | - |
dc.date.issued | 2007-01-03 | - |
dc.identifier.citation | BERTON, Paulo Ricardo. O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2074 | - |
dc.description.resumo | sta dissertação analisa a transformação do conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov, através do estudo das suas quatro peças: A gaivota (1896); Tio Vânia (1897); As três irmãs (1901); O jardim das cerejeiras (1904). Após uma explanação do pensamento de três filósofos sobre o tema da verdade, verifica-se como o ponto-de-vista se revela na literatura dramática, uma vez que esta abdica da presença de um narrador. A partir de um rearranjo da ordem de escrita das peças, e amparado a princípio nos títulos das mesmas, observa-se o crescente afastamento de Tchekhov desde um protagonista-único até um protagonista-espaço, através da pulverização da figura do protagonista entre várias personagens. Este artifício estético revela, por fim, a inserção do autor nas correntes filosófico-ideológicas que consideravam a verdade como um conceito contextual e historicamente situado. Desta forma, a dissertação afirma a importância da obra tchekhoviana como uma das fundadoras e legitimadoras do pensamento relativista. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387409.pdf: 753870 bytes, checksum: 059f8e39bd7ede080fddb96cb8fbd5d7 (MD5) Previous issue date: 2007-01-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9566/387409.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LITERATURA RUSSA | por |
dc.subject | TCHEKHOV, ANTON PAVLOCH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | ESCRITORES RUSSOS - SÉCULO XIX - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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