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dc.creatoréboli, Luciana Morteo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120917E9por
dc.contributor.advisor1Remedios, Maria Luiza Ritzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781209E8por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:43Z-
dc.date.available2007-03-08-
dc.date.issued2007-01-05-
dc.identifier.citationÉBOLI, Luciana Morteo. Dramaturgia angolana no pós-colonialismo : sujeito, nação e identidade na obra de José Mena Abrantes. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2068-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa, através do teatro, a expressão cultural da herança colonial e das conseqüências da crise político-social em Angola com base na análise de três dramas de José Mena Abrantes: Sem Herói nem Reino ou o Azar da Cidade de S. Filipe de Benguela com o Fundador que lhe Tocou em Sorte (1997), Ana, Zé e os Escravos (1980) e Amêsa ou a Canção do Desespero (1991). Observa, na expressão da dramaturgia, a trajetória que vai da situação colonial à guerra civil pós-independência, suas conseqüências humanas, culturais e artísticas, e estabelece uma visão crítica da condição da nação em sua diversidade social e na busca da própria identidade. O estudo interpretativo tem como base as teorias de Stuart Hall, Homi Bhabha e Benjamin Abdala Júnior, nos estudos culturais, e Roman Ingarden, Emil Staiger, Käte Hamburger e Anne Ubersfeld, no estudo do gênero dramático, e se estabelece a partir do entrecruzamento das análises temáticas e textuais. Na constatação de que todo período de conflito estimula a expressão artística, percebe-se que, através do teatro, é possível provocar a identificação direta e imediata do leitor/espectador com a situação proposta, estabelecendo uma postura crítica tanto por parte do artista como do público.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387407.pdf: 1131542 bytes, checksum: 63fc7d97e063aec7968cda0da7eff638 (MD5) Previous issue date: 2007-01-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9499/387407.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA ANGOLANA - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectTEATRO ANGOLANO - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectABRANTES, JOSÉ MENA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleDramaturgia angolana no pós-colonialismo : sujeito, nação e identidade na obra de José Mena Abrantespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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