Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/201
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilização do espaço arbóreo no forrageio por leptasthenura setaria (Temminck, 1824) e l. striolata (Pelzen, 1856) (furnariidae, aves) em floresta ombrófila mista montana no Rio Grande do Sul, Brasil
Autor: Joenck, Cristian Marcelo 
Primeiro orientador: Bicca-marques, Júlio César
Resumo: Segundo vários autores, os furnariídeos L. setaria (grimpeiro) e L. striolata (grimpeirinho) apresentam uma forte associação com a Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná). Neste estudo, testa-se as hipóteses de associação e dependência da A. angustifolia e avalia-se o grau de sobreposição do nicho trófico destes furnariídeos. Durante o período de novembro de 2003 a agosto de 2004 o comportamento destas espécies foi estudado através do método animal-focal em três transectos em áreas com diferentes níveis de intervenção antrópica (alterada, conservada e plantio) no nordeste do Rio Grande do Sul. As variáveis analisadas foram número de indivíduos forrageando, espécies e estruturas vegetais inspecionadas, altura de forrageio e dos espécimes vegetais visitados e distância percorrida entre outras. Leptasthenura setaria forrageia aos pares e algumas vezes em pequenos grupos, possui uma forte tendência em forragear em A. angustifolia, preferencialmente na parte superior da copa, e o seu substrato de forrageio preferencial são os ramos/grimpas verdes desta conífera. Por outro lado, L. striolata tende a forragear solitária em ramos verdes de espécies arbustivas (p. ex., Baccharis sp.). Leptasthenura setaria e L. striolata divergem em vários aspectos de sua ecologia alimentar, o que pode facilitar a sua coexistência. Enquanto a conservação de L. setaria parece estar relacionada às florestas com araucária, o mesmo não ocorre com L. striolata. As informações deste trabalho poderão auxiliar na elaboração de planos de manejo para a conservação destes furnariídeos.
Palavras-chave: AVES
ARAUCARIÁCEAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/201
Data de defesa: 23-Mar-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
381920.pdfTexto Completo855,55 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.