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dc.creatorCruz, Gabriela Fontana Abs da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230279Y3por
dc.contributor.advisor1Bisol, Leda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783290T5por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:23Z-
dc.date.available2011-04-28-
dc.date.issued2011-01-04-
dc.identifier.citationCRUZ, Gabriela Fontana Abs da. A relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1992-
dc.description.resumoO presente trabalho constitui um levantamento de estudos referentes à prematuridade e desenvolvimento linguístico, disponíveis nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as possíveis consequências resultantes dessa relação. Nesta investigação são feitas duas análises, uma com relação aos aspectos linguísticos ditos afetados pela prematuridade e outra com relação aos processos motivadores de possíveis dificuldades linguísticas, como os fatores sociais e biológicos, as características de amostragem (o tipo de estudo, o componente linguístico avaliado e os instrumentos utilizados para a avaliação). Como hipótese geral, acreditamos que não é possível afirmar que crianças prematuras estão em risco para a linguagem, mesmo com a presença de resultados que apontem para alterações na aquisição da linguagem. Assim, as hipóteses específicas seriam: a) que os fatores biológicos e sociais presentes nos critérios de seleção dos sujeitos impossibilitam a comparação de resultados e a generalização de que a população pré-termo apresenta alterações de linguagem; b) que o tamanho da amostra, em vários estudos, não é o ideal para que a população-alvo seja representada, impossibilitando, assim, que os resultados sejam representativos; c) que há poucos aspectos linguísticos avaliados nas pesquisas, o que inviabiliza afirmar que há problemas na aquisição de linguagem nessa população; e d) que há diferentes tipos de instrumentos utilizados nas pesquisas, os quais revelam diferentes concepções de linguagem, e que impedem que os resultados sejam comparados entre eles. Para a verificação dessas hipóteses, este trabalho desenvolve-se da seguinte maneira: o primeiro capítulo refere-se à introdução; o segundo à revisão de literatura que fundamenta o trabalho; o terceiro à apresentação do método utilizado para seleção do corpus para a análise; o quarto à análise e discussão dos dados; e, por fim, as considerações finaispor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431005.pdf: 1597945 bytes, checksum: fd16500869e7b33d1347a2c430ff1671 (MD5) Previous issue date: 2011-01-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10486/431005.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectLINGUAGEM - DESENVOLVIMENTOpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectLINGUAGEM - CRIANÇASpor
dc.subjectPREMATUROSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA relação entre prematuridade e desenvolvimento linguístico : evidências de estudos realizados entre 1980 e 2010por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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