Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/196
Document type: Dissertação
Title: Extensão da zona de contato e potencial hibridação entre Alouatta caraya e Alouatta guariba clamitans na região de São Francisco de Assis, RS
Author: Silva, Felipe Ennes 
Advisor: Bicca-marques, Júlio César
Abstract (native): A ocorrência de zonas de contato da distribuição de espécies de Alouatta e sua provável hibridação foram recentemente descritos para A. palliata e A. pigra no México e A. caraya e A. guariba clamitans no sul do Brasil e nordeste da Argentina. O presente estudo avaliou a extensão de uma dessas zonas de contato e potencial hibridação (Cerro dos Negros) na região de São Francisco de Assis, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados levantamentos populacionais em cinco áreas localizadas no entorno do Cerro dos Negros, onde foram obtidos 108 avistamentos durante 80 dias de campo e 387 km percorridos. Foram identificados 12 grupos de A. caraya, dos quais um continha indivíduos classificados como híbridos com base na coloração em mosaico de sua pelagem, e 17 grupos de A. guariba clamitans, dos quais sete continham indivíduos potencialmente híbridos. Também foram avistados cinco grupos mistos com híbridos e quatro grupos formados exclusivamente por indivíduos híbridos. Os indivíduos com pelagem em mosaico eram machos adultos, fêmeas adultas ou imaturos. Ao todo, 44,6% dos indivíduos avistados foram classificados como A. guariba clamitans puros, 30,8% como A. caraya puros e 24,5% como provavelmente híbridos. Apesar de A. caraya formar grupos maiores que A. guariba clamitans em alopatria, o tamanho dos grupos avistados nesse estudo foi semelhante, independente da área de estudo e de sua composição ser monoespecífica ou conter híbridos. A razão entre infantes e fêmeas adultas também foi semelhante entre esses tipos de grupos, o que permite sugerir que a hibridação não está comprometendo o processo reprodutivo. Embora análises genéticas sejam necessárias para confirmar o status de híbrido ou puro dos bugios dos grupos avistados, bem como sua fertilidade, o presente trabalho mostrou que a zona de contato é mais extensa e que a hibridação entre esses táxons parece ser comum nessas áreas de simpatria.
Keywords: BIOLOGIA
PRIMATAS
GENÉTICA
MACACOS - RIO GRANDE DO SUL
HIBRIDIZAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citation: SILVA, Felipe Ennes. Extensão da zona de contato e potencial hibridação entre Alouatta caraya e Alouatta guariba clamitans na região de São Francisco de Assis, RS. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/196
Issue Date: 30-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
426433.pdfTexto Completo7.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.