Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Valente, Patrícia Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6358537654418708 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:57Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-04 | - |
dc.identifier.citation | VALENTE, Patrícia Martins. Emprego de conjunções e compreensão leitora : um estudo com alunos da 8ª série do ensino fundamental. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1942 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo está inserido na área de pesquisa da Psicolinguística e visou contribuir para os estudos sobre o uso das conjunções, consciência linguística e compreensão leitora. Teve por objetivos analisar o emprego de conjunções em situações lacunadas, sem disponibilização de alternativas de resposta e o emprego de conjunções em situações lacunadas, a partir de disponibilização de respostas; verificar o nível de consciência linguística dos sujeitos no emprego das conjunções e o nível de compreensão leitora dos sujeitos considerando as relações estabelecidas pelas conjunções; comparar/correlacionar os escores entre o emprego de conjunções em situações lacunadas a partir de alternativas disponibilizadas com os escores de emprego de conjunções em situações lacunadas sem disponibilização de alternativas; e por fim, correlacionar os escores entre o emprego de conjunções e o nível de consciência linguística (avaliados nas diferentes situações) e o nível de compreensão leitora. A pesquisa abrangeu alunos de 8ª série do Ensino Fundamental da rede privada do município de Porto Alegre, com amostra de 40 sujeitos. Para analisar o uso das conjunções, aplicou-se uma adaptação do teste Cloze, cujas lacunas deveriam ser preenchidas com as conjunções (grupo 1 recebera o teste sem disponibilização das alternativas e grupo 2, com disponibilização das alternativas de respostas). Para mensurar o nível de consciência linguística, foi usado o protocolo de justificativa. Para verificar a compreensão leitora, foi aplicado o teste verdadeiro ou falso cujas afirmativas foram elaboradas com base na relação estabelecida pelas conjunções no texto (sendo que a alternativa falsa deveria ser justificada). Os resultados mostraram que o grupo 2 empregou corretamente maior número de conjunções, comprovando que disponibilizar as possibilidades de preenchimento das conjunções no texto aumenta o índice de acertos. No que se refere à existência ou não de correlação entre o emprego de conjunções, o nível de consciência linguística e o nível de compreensão leitora, verificou-se que, em ambos os grupos, existem correlações e que a maior correlação está entre consciência linguística e o uso das conjunções. Assim, conclui-se que o trabalho enriquecedor e significativo na (e com) a Língua Portuguesa, no que se refere às conjunções, está em saber o professor explorar a consciência linguística dos seus alunos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421833.pdf: 1227655 bytes, checksum: e238e984905c8c68d43ed8c858f608af (MD5) Previous issue date: 2010-01-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9995/421833.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | PORTUGUÊS - CONJUNÇÕES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Emprego de conjunções e compreensão leitora : um estudo com alunos da 8ª série do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421833.pdf | Texto Completo | 1,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.