Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Eichenberg, Renata Cavalcanti | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3508050130842030 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Vera Teixeira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:53Z | - |
dc.date.available | 2010-01-04 | - |
dc.date.issued | 2009-12-14 | - |
dc.identifier.citation | EICHENBERG, Renata Cavalcanti. De mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais. 2009. 310 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste na concepção, descrição, aplicação e sistematização teórica de um método contínuo e progressivo de ensino de leitura da literatura, destinado às 2°, 3° e 4° séries do Ensino Fundamental, a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur, vinculada ao leitor criança, de modo a produzir um conhecimento novo sobre a leitura da literatura infantil na escola. Para tanto, no primeiro capítulo, a hermenêutica ricoeuriana é explicitada e relacionada ao leitor infantil, à literatura infantil e ao espaço escolar como ambiente favorável à formação do leitor, resultando na concepção e na descrição do método de ensino de leitura literária proposto. Os três momentos que constituem o círculo hermenêutico defendido pelo filósofo - compreensão, interpretação e apropriação do texto pelo leitor desdobram-se, pois, nas cinco etapas que formam o método, quais sejam: estímulo lúdico, leitura em roda e/ou silenciosa, reflexão sobre a leitura, atividade criativa, envolvendo a produção textual, e desfecho lúdico. Os capítulos seguintes abarcam a descrição da aplicação do método em cada uma das três temáticas previstas - Quem sou eu?, Eu no mundo das linguagens e Eu sou as minhas leituras, também embasadas na hermenêutica de Paul Ricoeur, bem como a reflexão sobre os resultados obtidos a partir dos instrumentos de análise empregados em cada uma dessas fases, de maneira a 7 comprovar a eficiência do método no que tange à aproximação entre a obra literária e o leitor mirim, despertando-o para o prazer da leitura. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419240.pdf: 4197838 bytes, checksum: 8e56e2274a7f02cf939406fc6ca3ade6 (MD5) Previous issue date: 2009-12-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9963/419240.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LEITURA - CRIANÇAS | por |
dc.subject | LEITORES - FORMAÇÃO | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL | por |
dc.subject | RICOEUR, PAUL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | HERMENÊUTICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | De mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
419240.pdf | Texto Completo | 4,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.