Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPozenato, Maria Helena Menegotto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8por
dc.contributor.advisor1Ibaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:39Z-
dc.date.available2008-10-07-
dc.date.issued2008-07-28-
dc.identifier.citationPOZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405644.pdf: 2668124 bytes, checksum: 53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758 (MD5) Previous issue date: 2008-07-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9856/405644.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectRESUMOS - ELABORAÇÃOpor
dc.subjectINGLÊS - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectSEMÂNTICApor
dc.subjectLEITURApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleProdução de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Streetpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
405644.pdfTexto Completo2,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.