Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1871
Document type: Dissertação
Title: A magia da poesia : aprendizado da leitura e da escrita
Author: Domingues, Cristiane Lumertz Klein 
Advisor: Aguiar, Vera Teixeira de
Abstract (native): A dissertação relata uma experiência pedagógica realizada com alunos de 8 a 12 anos da Escola Estadual Coelho Neto, na Vila Nossa Senhora de Fátima, onde a PUCRS tem seu Centro de Extensão Universitária Vila Fátima. A atividade pedagógica consistiu na interação das crianças com os poemas infantis de Mário Quintana, sob a orientação do CLIC, grupo de pesquisa sobre leitura e literatura infantil. A primeira parte do trabalho é constituída pelo referencial teórico, no qual é possível encontrar conhecimentos sobre o poder da imaginação no ato de ler e escrever; a segunda salienta a força da poesia de Mário Quintana, bem como sua obra e biografia; e a terceira parte, por fim, apresenta o relatório das oficinas e a descrição da metodologia utilizada. Os resultados alcançados comprovam que o convívio com poemas aprimora a leitura, a escrita, a oralidade e a formação do hábito de ler.
Keywords: LITERATURA INFANTIL
POESIA E ENSINO
LEITURA
ESCRITA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: DOMINGUES, Cristiane Lumertz Klein. A magia da poesia : aprendizado da leitura e da escrita. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1871
Issue Date: 11-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
398242.pdfTexto Completo7.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.