Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/187
Document type: Tese
Title: Anatomia e relações filogenéticas da família Loricariidae (Ostariophysi: Siluriformes) com ênfase na subfamília Hypoptopomatinae
Author: Albornoz, Pablo Cesar Lehmann 
Advisor: Reis, Roberto Esser dos
Abstract (native): A anatomia e osteologia de Parotocinclus maculicauda (Steindachner, 1877) são descritas e comparadas com outros loricariídeos e astroblepídeos examinados. O esqueleto de Parotocinclus maculicauda exibe fusões, reduções de tamanho e de número de óssos, entre outros. Novas estruturas ou elementos ósseos não descritos previamente na literatura tradicional, são descritos. Em adição, este hypoptopomatíneo foi utilizado como um modelo descritivo na busca de caracteres informativos para o estudo filogenético da subfamília Hypoptopomatinae. Baseado em 169 caracteres de osteologia e morfologia externa, foi realizada uma análise filogenética de 114 táxon terminais de loricariídeos, especialmente das subfamílias Hypoptopomatinae e Neoplecostominae. Os resultados permitem a re-diagnose da subfamília Hypoptopomatinae, reconhecendo 24 gêneros. Cinco agrupamentos monofiléticos são reconhecidos como gêneros novos, e 34 novas espécies são identificadas. Não foi encontrado suporte para demonstrar a monofilia de Otothyrini e as tribos previamente reconhecidas dentro de Hypoptopomatinae não são mantidas neste estudo. A inclusão de representantes de outras subfamilias de Loricariidae na análise forneceu um melhor entendimento das relações filogenéticas e da biodiversidade dos Loricariidae. Complementarmente, uma nova espécie de hypoptopomatíneo do gênero Otocinclus é descrita de duas localidades no alto rio Amazonas. O novo táxon pode ser facilmente distinguido dos outros congêneres, exceto Otocinclus cocama, pela presença de uma única marca, fortemente pigmentada, em forma de morcego, na parte posterior da nadadeira caudal. De O. cocama a nova espécie é distinguida pelo padrão de colorido, que consiste em uma larga faixa lateral escura.A nova espécie é possivelmente mais proximamente relacionada a um clado formado por O. huaorani, O. mariae, O. bororo, O. mura e O. cocama. Finalmente, Otocinclus arnoldi da bacia do rio da Prata é revalidado da sinonímia de O. flexilis, descrito da bacia do rio Jacuí. Também, Otocinclus mimulus de um tribuitário do Rio Paraná, é considerado sinônimo júnior de Otocinclus arnoldi.
Keywords: ICTIOLOGIA
PEIXES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citation: ALBORNOZ, Pablo Cesar Lehmann. Anatomia e relações filogenéticas da família Loricariidae (Ostariophysi: Siluriformes) com ênfase na subfamília Hypoptopomatinae. 2006. 431 f. Tese (Doutorado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/187
Issue Date: 21-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
381156.pdfTexto Completo13.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.