Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/187
Tipo do documento: Tese
Título: Anatomia e relações filogenéticas da família Loricariidae (Ostariophysi: Siluriformes) com ênfase na subfamília Hypoptopomatinae
Autor: Albornoz, Pablo Cesar Lehmann 
Primeiro orientador: Reis, Roberto Esser dos
Resumo: A anatomia e osteologia de Parotocinclus maculicauda (Steindachner, 1877) são descritas e comparadas com outros loricariídeos e astroblepídeos examinados. O esqueleto de Parotocinclus maculicauda exibe fusões, reduções de tamanho e de número de óssos, entre outros. Novas estruturas ou elementos ósseos não descritos previamente na literatura tradicional, são descritos. Em adição, este hypoptopomatíneo foi utilizado como um modelo descritivo na busca de caracteres informativos para o estudo filogenético da subfamília Hypoptopomatinae. Baseado em 169 caracteres de osteologia e morfologia externa, foi realizada uma análise filogenética de 114 táxon terminais de loricariídeos, especialmente das subfamílias Hypoptopomatinae e Neoplecostominae. Os resultados permitem a re-diagnose da subfamília Hypoptopomatinae, reconhecendo 24 gêneros. Cinco agrupamentos monofiléticos são reconhecidos como gêneros novos, e 34 novas espécies são identificadas. Não foi encontrado suporte para demonstrar a monofilia de Otothyrini e as tribos previamente reconhecidas dentro de Hypoptopomatinae não são mantidas neste estudo. A inclusão de representantes de outras subfamilias de Loricariidae na análise forneceu um melhor entendimento das relações filogenéticas e da biodiversidade dos Loricariidae. Complementarmente, uma nova espécie de hypoptopomatíneo do gênero Otocinclus é descrita de duas localidades no alto rio Amazonas. O novo táxon pode ser facilmente distinguido dos outros congêneres, exceto Otocinclus cocama, pela presença de uma única marca, fortemente pigmentada, em forma de morcego, na parte posterior da nadadeira caudal. De O. cocama a nova espécie é distinguida pelo padrão de colorido, que consiste em uma larga faixa lateral escura.A nova espécie é possivelmente mais proximamente relacionada a um clado formado por O. huaorani, O. mariae, O. bororo, O. mura e O. cocama. Finalmente, Otocinclus arnoldi da bacia do rio da Prata é revalidado da sinonímia de O. flexilis, descrito da bacia do rio Jacuí. Também, Otocinclus mimulus de um tribuitário do Rio Paraná, é considerado sinônimo júnior de Otocinclus arnoldi.
Palavras-chave: ICTIOLOGIA
PEIXES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citação: ALBORNOZ, Pablo Cesar Lehmann. Anatomia e relações filogenéticas da família Loricariidae (Ostariophysi: Siluriformes) com ênfase na subfamília Hypoptopomatinae. 2006. 431 f. Tese (Doutorado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/187
Data de defesa: 21-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
381156.pdfTexto Completo13,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.