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dc.creatorToffoli, Melissa Bernardes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556935J8por
dc.contributor.advisor1Lamprecht, Regina Ritter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:27Z-
dc.date.available2008-04-03-
dc.date.issued2008-01-16-
dc.identifier.citationTOFFOLI, Melissa Bernardes. O papel da estimulação das habilidades auditivo-verbais na consciência fonológica de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1838-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade de estimulação de habilidades auditivo-verbais de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental com hipótese de escrita pré-silábica, e o efeito dessa estimulação na consciência fonológica. A população em estudo é constituída por 48 crianças de duas turmas do nível A10 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Após os responsáveis pelas crianças terem assinado o termo de Consentimento Livre e esclarecido, iniciou-se o processo de seleção da amostra, constituído de uma entrevista informal da linguagem, triagem auditiva e cognitiva, para descartar, respectivamente, alterações de linguagem, auditivas e no desenvolvimento cognitivo que pudessem influenciar o desempenho na avaliação da consciência fonológica e o aproveitamento da estimulação auditiva proposta. Também fez parte dessa seleção a coleta de uma amostra da escrita com objetivo de descartar as crianças que não apresentassem hipótese de escrita pré-silábica. Os alunos que se enquadraram neste estudo foram avaliados através do instrumento CONFIAS - Consciência fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. O programa de estimulação das habilidades auditivo-verbais foi aplicado em uma das turmas (grupo experimental). A outra turma constituiu o grupo controle. A estimulação das habilidades auditivas foi realizada em 15 sessões com duração de 15 a 30 minutos, ao longo de seis semanas. As habilidades auditivas estimuladas direta e indiretamente foram: detecção, discriminação, análise e síntese, reconhecimento, seqüencialização e fechamento. Após a aplicação do programa de estimulação das habilidades auditivo-verbais, a consciência fonológica de ambos os grupos (controle e experimental) foi reavaliada. Com a descrição e a análise da aplicação do programa de estimulação, constatou-se que as habilidades auditivo-verbais podem ser estimuladas em sala de aula, desde que sejam considerados aspectos referentes ao formato da sessão (freqüência, tempo de duração e número de tarefas por sessão) e aspectos relacionados a características da própria tarefa (o tipo de atividade - individual ou em grupo -, o material utilizado - impresso e em áudio - e a demanda cognitiva da tarefa). O desempenho silábico inicial dos participantes de ambos os grupos esteve correlacionado com a taxa de crescimento nesse nível, porém não foram encontradas correlações entre o desempenho silábico inicial e a taxa de crescimento no nível fonêmico. Como a assiduidade dos participantes nas sessões do programa de estimulação foi variável (entre 53,33 e 93,33%), realizou-se uma análise intragrupo, através da qual foi verificada a correlação entre a assiduidade e a taxa de crescimento no nível fonêmico. Embora não tenham sido constatadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de uma avaliação para outra em nenhuma das tarefas de consciência fonológica, é possível que a estimulação das habilidades auditivo- verbais tenha influenciado o crescimento dos participantes do grupo experimental no nível fonêmico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399924.pdf: 822338 bytes, checksum: d3626bbd3549bb60079c89a200a9ab8c (MD5) Previous issue date: 2008-01-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9570/399924.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASpor
dc.subjectFALApor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO papel da estimulação das habilidades auditivo-verbais na consciência fonológica de crianças do primeiro ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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