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dc.creatorMello, Renato Dias de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730762D7#Formacaoacademica/Titulacaopor
dc.contributor.advisor1Moreira, Alice Therezinha Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788227A9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:25Z-
dc.date.available2008-02-28-
dc.date.issued2006-03-17-
dc.identifier.citationMELLO, Renato Dias de. A pintura verbal de Armindo Trevisan. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 398248.pdf: 8928253 bytes, checksum: 651c3640191f4aaadb658309fc066437 (MD5) Previous issue date: 2006-03-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9588/398248.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectPOESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectTREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectPINTURApor
dc.subjectLEITURApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA pintura verbal de Armindo Trevisanpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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