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dc.creatorDallacosta, Fabiana Meneghetti-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260579D0por
dc.contributor.advisor1Antonello, Ivan Carlos Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703652H3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:36:01Z-
dc.date.available2014-12-23-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.identifier.citationDALLACOSTA, Fabiana Meneghetti. Avaliação do nível de satisfação no trabalho e dos sintomas de Burnout em docentes da área da saúde. 2014. 190 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1791-
dc.description.resumoA docência é considerada uma profissão de alto estresse e esgotamento, o que torna os professores suscetíveis à doenças físicas e psíquicas, como a síndrome de burnout. Este estudo transversal, quali-quantitativo, objetivou avaliar a satisfação no trabalho e a presença de burnout em docentes da área da saúde de duas universidades privadas do sul do Brasil, utilizando os questionários OSI e MBI, respectivamente. No total, 139 docentes participaram do estudo, 51,1% mulheres, média idade 44,05 (±9,5) anos, tempo médio de docência 11,7 (±8,4) anos. A maioria (56,8%) apresenta satisfação com o trabalho, 41,8% estão parcialmente satisfeitos e 1,4% insatisfeitos. As maiores pontuações em satisfação foram nos itens motivação, relacionamento e conteúdo e em insatisfação foram volume de trabalho e supervisão. Quanto ao burnout, 13,7% apresentam a síndrome, tendo sido mais frequente em mulheres e professores com menor idade e menor tempo de docência.por
dc.description.abstractTeaching is considered a high risk profession of stress and exhaustion, which makes teachers susceptible to physical and mental diseases, as the burnout syndrome. This cross-sectional study, quali-quantitative, aimed to evaluate the job satisfaction and burnout in health´s teachers from two private universities in southern Brazil, using the questionnaires OSI and MBI, respectively. In total, 139 teachers participated in this study 51.1% women, average age 44.05 (± 9.5) years, average time of teaching 11.7 (± 8.4) years. Most (56,8%) have job satisfaction, 41.8% partially satisfied and 1.4% dissatisfied. The highest satisfaction scores were on items motivation, relationship and content of work, and dissatisfaction were workload and supervision. About burnout, 13.7% have the syndrome, being more frequent in women and teachers with lower age and less teaching time.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 464260.pdf: 1360293 bytes, checksum: b7787c1229392b0032c3827166eced7d (MD5) Previous issue date: 2014-09-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9306/464260.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMEDICINApor
dc.subjectPSICOLOGIApor
dc.subjectSÍNDROME DE BURNOUTpor
dc.subjectESGOTAMENTO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação do nível de satisfação no trabalho e dos sintomas de Burnout em docentes da área da saúdepor
dc.typeTesepor
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