Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1668
Document type: Tese
Title: A acurácia da ressonância magnética para o diagnóstico de lesões meniscais, condrais e dos ligamentos cruzados do joelho, em PORTO ALEGRE/RS
Author: Karan, Francisco Consoli
Advisor: Silva, Jefferson Luis Braga da
Abstract (native): Objetivo: O objetivo deste estudo é verificar a acurácia da ressonância nuclear magnética (RNM) do joelho, realizada em Porto Alegre/RS, utilizando a artroscopia como padrão ouro, representando as condições de uma cidade/capital de um país em desenvolvimento e se esta reproduz os resultados publicados na literatura. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, com coleta prospectiva dos dados, em 327 pacientes que fizeram RNMs, realizadas em 11 diferentes serviços de radiologia de Porto Alegre/RS, com protocolos de investigação global da articulação do joelho. Para a aquisição das imagens, os serviços de radiologia utilizaram protocolos de avaliação global da articulação do joelho. As lesões foram descritas pelos radiologistas e classificadas de acordo com modificações nas classificações de Stoller e Tyrrell (meniscos), Outerbridge e Tyrrell (cartilagens) e Heron e Calvert (ligamentos). Para a análise dos dados, os exames dos pacientes foram divididos em cinco grupos distintos: grupo 1, composto por 299 exames, de todos os serviços estudados, com aparelho de campo magnético fechado, independente da potência do mesmo; grupo 2, com 195 exames realizados em aparelhos de 1,5T; grupo 3, com 61 exames feitos em aparelho de 2,0T; grupo 4, com 28 exames efetivados em aparelho de campo aberto de 0,23T, e grupo 5, com 84 exames realizados no centro de diagnóstico por imagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (CDI-PUCRS), com aparelho de 1,5T. Em todos os grupos utilizou-se a artroscopia, realizada no Hospital São Lucas da PUCRS, por um único cirurgião, como padrão-ouro. Resultados: Quando analisada a concordância entre o ortopedista e o radiologista em classificar as lesões na RNM e na artroscopia, respectivamente, por meio do coeficiente kappa, pôde-se considerar boa para o ligamento cruzado anterior (LCA), razoável para os meniscos e ruim para as lesões condrais. Em geral, a RNM mostrou alta sensibilidade para o menisco medial (MM) e LCA; boa para o menisco lateral (ML) e baixa para todas as regiões condrais analisadas. A especificidade da RNM foi boa para a totalidade das estruturas pesquisadas. Conclusão: A RNM realizada em Porto Alegre/RS, com protocolos de avaliação global da articulação do joelho, representando as condições de uma cidadecapital de um país em desenvolvimento, tem acurácia próxima à de estudos publicados na literatura consultada. A acurácia da RNM realizada neste meio é considerada muito boa, com altas sensibilidade e especificidade para as lesões do LCA e boas sensibilidade e especificidade para as lesões meniscais, o que contribui com o diagnóstico clínico. A presença de uma lesão condral na RNM constitui-se em um forte indicativo da sua existência.
Keywords: MEDICINA
MENISCOS - DOENÇAS
CARTILAGENS - DOENÇAS
JOELHO - DOENÇAS
LESÕES CORPORAIS
IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
ARTROSCOPIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: KARAN, Francisco Consoli. A acurácia da ressonância magnética para o diagnóstico de lesões meniscais, condrais e dos ligamentos cruzados do joelho, em PORTO ALEGRE/RS. 2006. 118 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1668
Issue Date: 27-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
386708.pdfTexto Completo1.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.