Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1621
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nefropatia induzida por contraste e uso concomitante de medicamentos em tomografia computadorizada
Autor: Proença, Maria Conceição da Costa 
Primeiro orientador: D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni
Resumo: Introdução: O termo nefropatia induzida por contraste é amplamente utilizado para se referir a uma redução da função renal após administração de contraste radiológico. É definida pelo aumento absoluto na concentração de creatinina sérica de, pelo menos, 0,5 mg/dL ou por aumento relativo de, no mínimo, 25% do valor de base em 48 a 72 horas após a infusão, na ausência de causa alternativa. Objetivo: Avaliar a associação entre nefropatia induzida por contraste e o uso concomitante de medicamentos e/ou fatores de risco, em pacientes submetidos a Tomografia Computadorizada. Materiais e métodos: Coorte com 400 pacientes que realizaram exame tomográfico com contraste iodado. As variáveis analisadas foram: sexo, idade, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular encefálico, obesidade, perda de função renal, medicamentos em uso (metformina, ácido acetilsalicílico, inibidores da enzima conversora da angiotensina, anti-inflamatórios não esteróides, betabloqueadores) e uso de medidas preventivas. Dosou-se creatinina sérica antes e 48 horas após o exame para avaliar a presença de nefropatia do contraste. A presença de fatores de risco foi avaliada em pacientes que desenvolveram ou não nefropatia. Resultados: A incidência de nefropatia induzida por contraste, usando ambos os critérios, foi de 20,6% (28/136) em pacientes que utilizaram medicação e de 12,9% (34/264) nos que não utilizaram (p=0,061). Por aumento percentual, a incidência foi de 19,9% e de 12,9%, respectivamente (p=0,091), e, por aumento absoluto, foi de 8,8% e 1,1%, respectivamente (p<0,001). Na análise bivariada, foram significativamente associados a creatinina 48 horas após o exame: sexo masculino, idosos, obesos, pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, insuficiência renal, hipertensão, sem uso de medidas preventivas, acido acetilsalicílico, inibidores da enzima conversora da angiotensina e betabloqueador. Em modelo multivariado, permaneceram positivamente associados: Insuficiência renal, insuficiência cardíaca e diabetes. Medidas preventivas e uso de metformina foram negativamente associados. Conclusão: A incidência de nefropatia do contraste foi maior em pacientes com função renal e cardíaca previamente comprometida ou em portadores de diabetes mellitus. Medidas preventivas e o uso prévio de metformina foram protetores
Palavras-chave: CLÍNICA MÉDICA
NEFROLOGIA
NEFROPATIAS
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
MEIOS DE CONTRASTE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: PROENÇA, Maria Conceição da Costa. Nefropatia induzida por contraste e uso concomitante de medicamentos em tomografia computadorizada. 2011. 63 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1621
Data de defesa: 16-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431010.pdfTexto Completo755,93 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.