Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1613
Document type: Dissertação
Title: Papel do gênero feminino em relação à sobrevida de pacientes com carcinoma brônquico não-pequenas células submetidos a tratamento cirúrgico com intenção curativa
Author: Scaglia, Nóris Coimbra 
Advisor: Chatkin, José Miguel
Abstract (native): Introdução: Existem relatos de maior sobrevida em pacientes do gênero feminino, portadoras de carcinoma brônquico não-pequenas células (CBNPC). Trabalho preliminar, realizado no Hospital São Lucas da PUCRS (HSLPUCRS), mostrou resultados semelhantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar do papel do gênero em relação à sobrevida em pacientes com CBNPC. Metodologia: Em desenho tipo coorte retrospectiva, foi avaliada a sobrevida de 478 pacientes com CBNPC tratados cirurgicamente com intenção curativa, conforme estadiamento, no HSL-PUCRS, entre 1990 e 2009. A sobrevida foi analisada através do método Kaplan-Meier. O modelo de regressão de Cox foi utilizado para avaliar potenciais fatores de confusão. Resultados: A sobrevida após 5 anos de acompanhamento foi de 55,6% e 38,8% para mulheres e homens, respectivamente, em análise sem censura dos pacientes com perda de acompanhamento (P=0,005). Em análise de pior cenário as taxas foram de 25,5% e 19,4% para mulheres e homens, respectivamente. Após ajuste para vários fatores (idade, histologia do tumor, estadiamento, extensão da cirurgia, anemia e complicações pós-operatória), o efeito protetor do gênero feminino persistiu apenas para os pacientes em estágio I. O risco relativo em homens em estágio I foi de 1,95 (IC95%: 1,16 a 3.27, P=0,012). Conclusão: Os resultados aqui encontrados mostram que o gênero feminino foi fator protetor, em relação à mortalidade, em pacientes com CBNPC submetidos à cirurgia com intenção curativa, em estágio I, quando comparado aos homens. Este efeito não se manteve nos pacientes nos estágios ≥II.
Keywords: MEDICINA
ONCOLOGIA
CARCINOMA BRONCOGÊNICO
NEOPLASIAS PULMONARES
CIRURGIA TORÁCICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: SCAGLIA, Nóris Coimbra. Papel do gênero feminino em relação à sobrevida de pacientes com carcinoma brônquico não-pequenas células submetidos a tratamento cirúrgico com intenção curativa. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1613
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430303.pdfTexto Completo2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.