Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1597
Document type: Dissertação
Title: Associação entre ácido úrico sérico materno, proteinúria, idade gestacional e peso do recém-nascido em gestantes hipertensas
Author: Paula, Letícia Germany 
Advisor: Antonello, Ivan Carlos Ferreira
Abstract (native): O aumento das taxas de ácido úrico sérico materno (AU) tem sido associado com a gravidade da hipertensão, proteinúria e prognóstico perinatal. O objetivo deste estudo é estudar o ácido úrico sérico materno em pacientes com gestação complicada por hipertensão arterial sistêmica. Este é um estudo observacional, transversal, contemporâneo, que apresenta a associação entre níveis de ácido úrico sérico em gestantes hipertensas, índice de proteinúria/creatininúria (P/C) em amostra, idade gestacional e peso ao nascer. Foram avaliadas 58 gestantes hipertensas, divididas em dois grupos, de acordo com a dosagem de ácido úrico sérico: - grupo 1: igual ou superior a 6 mg/dL; - grupo 2: menor do que 6 mg/dL. Observou-se que a pressão arterial diastólica e o índice P/C foram significativamente maiores no grupo 1 (ácido úrico igual ou superior a 6). Foram feitos pontos de corte para o índice P/C em 0,3; 0,5; 1 e 2. Para os pontos de corte 0,3 e 2, não ocorreu diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Para o ponto de corte em 1, o índice P/C foi maior no grupo 1, e a diferença foi estatisticamente significativa e, para o ponto de corte em 0,5, a diferença estatística entre os dois grupos foi limítrofe. Quanto à idade gestacional e peso ao nascer, a correlação negativa com o ácido úrico sérico materno foi considerada regular (r= - 0,27) com P=0,04. A prematuridade e o baixo peso ao nascer não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre dois grupos (P=0,27 e P=0,78, respectivamente). Concluímos que a dosagem de ácido úrico sérico materno oferece informações que devem ser associadas a outros exames clínicos e laboratoriais para os processos de decisão na prática obstétrica.
Keywords: PRÉ-ECLÂMPSIA
GESTAÇÃO
HIPERTENSÃO ARTERIAL
RECÉM-NASCIDO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: PAULA, Letícia Germany. Associação entre ácido úrico sérico materno, proteinúria, idade gestacional e peso do recém-nascido em gestantes hipertensas. 2005. 74 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1597
Issue Date: 12-Jan-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
385215.pdfTexto Completo1.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.