Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1576
Document type: Dissertação
Title: Índice de massa corpórea, limiar de sensibilidade gustativa ao sal e pressão arterial em indivíduos sem história de hipertensão arterial
Author: Silva, Marco Rogério da 
Advisor: Antonello, Ivan Carlos Ferreira
Abstract (native): Introdução: Obesidade e hipertensão arterial sistêmica (HAS) têm atingido proporções epidêmicas no mundo atual. A literatura sugere que indivíduos hipertensos possuam limiares de reconhecimento ao sal maior do que hipertensos, o que causa implicações na preferência gustativa e talvez na maior ingesta. A sensibilidade gustativa ao sal (SGS) consiste na habilidade do indivíduo em reconhecer o gosto do sal. O objetivo deste estudo foi avaliar o Índice de Massa Corpórea (IMC), o Limiar de Sensibilidade Gustativa ao Sal (LSGS) e a Pressão Arterial (PA) de um grupo de indivíduos sem história de HA. Método: Estudo observacional transversal e contemporâneo que incluiu indivíduos que frequentam Serviços de Saúde, sem história de HA, Diabetes Mellitus, doença renal prévia, uso de drogas ou tratamentos que possam alterar a SGS. Foram estudados: IMC, LSGS, PA e sódio na urina de 24 horas. O LSGS foi avaliado pelo método de identificação do gosto de soluções salinas com diluições sucessivas. Resultados e Conclusão: Foram avaliados 70 pacientes, sendo 26 masculinos. A média de IMC dos indivíduos avaliados esteve na faixa de obesidade e 28 (40%) tiveram o LSGS aumentado. Neste estudo, com a metodologia utilizada, verificou-se que em pacientes sem história de HA predominou o sexo feminino, média de idade maior que 30 anos e obesidade; que o subgrupo de obesos teve LSGS aumentado, maior sódio urinário em 24 horas, uso de saleiro à mesa, consumo de café entre as refeições e maior presença da rotina de consumo de álcool e tabaco; e que o subgrupo de indivíduos com LSGS aumentado teve maior média de PA sistólica, além de maior ocorrência do consumo de sal, café e tabaco.
Keywords: MEDICINA
PRESSÃO SANGÜÍNEA
HIPERTENSÃO ARTERIAL
CLORETO DE SÓDIO
OBESIDADE
NEFROLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: SILVA, Marco Rogério da. Índice de massa corpórea, limiar de sensibilidade gustativa ao sal e pressão arterial em indivíduos sem história de hipertensão arterial. 2010. 54 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1576
Issue Date: 26-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
418184.pdfTexto Completo274.42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.