Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/157
Document type: Dissertação
Title: Comparação entre peçonhas de víboras do gênero Bothrops da região meridional, com espécies similares do Brasil central, para avaliação do grau de toxicidade (reptilia, serpentes)
Author: Terra, Angelo Laurence Covatti 
Advisor: Lema, Thales de
Abstract (native): Foram analisadas amostras de veneno em forma de pool, extraídos de duas espécies de Bothrops (B. alternatus, B. jararaca). O pool regional foi composto de venenos exclusivamente do Rio Grande do Sul coletados de exemplares provenientes de várias partes do estado. O pool nacional foi composto de venenos de exemplares provenientes, principalmente, de São Paulo e adjacências (estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná) e usado como veneno-referência. Foram analisadas: atividade letal; ação proteolítica sobre caseína; enzimas fosfolipásicas; ação coagulante no plasma humano; dosagem da quantidade de proteínas; e perfil eletroforético. As análises entre as amostras foram feitas comparando-se as ações bioquímicas e a composição protéica entre as espécies que compõe cada pool, bem como inter regionalmente, entre os pools. Quando comparadas pela eletroforese, as amostras regionais apresentaram particularidades quanto à composição protéica do veneno compartilhando miotoxinas fosfolipásicas com 14 KDa, que são pouco observadas nas amostras do pool nacional sugerindo ser esta ação mais regionalizada para estas peçonhas. Entretanto, observam-se outras fosfolipases miotóxicas com peso molecular diferente (16KDa) presente em todas as amostras, sugerindo a similaridade bioquímica ainda compartilhada, apesar das diferenças regionais entre as amostras.Também se verificou maior atividade fosfolipásica e teor protéico nas amostras regionais. O pool regional teve maior atividade proteolítica e coagulante no plasma quando comparado com o pool nacional, reforçando a possibilidade de maior toxicidade no pool regional.
Keywords: HERPETOLOGIA
SERPENTES
ANIMAIS PEÇONHENTOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citation: TERRA, Angelo Laurence Covatti. Comparação entre peçonhas de víboras do gênero Bothrops da região meridional, com espécies similares do Brasil central, para avaliação do grau de toxicidade (reptilia, serpentes). 2006. 34 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/157
Issue Date: 28-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
383111.pdfTexto Completo303.52 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.