Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1556
Document type: Dissertação
Title: Ressonância magnética com imagem tensor de difusão e volumetria baseada em VOXELS na investigação da afasia primária progressiva
Author: Oliveira, Fábio Pascotto de 
Advisor: Portuguez, Mirna Wetters
Abstract (native): Introdução:Existem indivíduos que apresentam um deterioro progressivo da linguagem sem apresentar déficits em outros domínios cognitivos, estes pacientes em geral apresentam afasia primária progressiva. Este quadro geralmente é iniciado por anomia. Objetivos: Identificar, pela imageneologia, áreas cerebrais que quando lesadas, quando sofrem atrofia, ou quando seu sistema de conexões apresenta alterações, levam a anomia. Métodos: Foram avaliados quatro pacientes com afasia primária progressiva através de testagem neuropsicológica, ressonância nuclear magnética utilizando imagem tensor de difusão (DTI) e a medida do volume cortical em áreas de interesse previamente definidas. Estes pacientes foram comparados quanto à imageneologia com um grupo controle constituído de dois pacientes. Resultados: Existe uma tendência a diferença no número e volume de fibras na DTI entre os pacientes e os controles principalmente no fascículo arqueado e no fascículo longitudinal inferior. Quanto ao volume cortical existe uma tendência a um menor volume principalmente dos giros temporais esquerdos nos casos, não houve relação entre as variáveis de imagem e a avaliação neuropsicológica. Conclusão: Foram identificadas alterações de volume cortical em lobo temporal e alterações no número e volume de fibras dos tratos envolvidos na linguagem.
Keywords: MEDICINA
NEUROCIÊNCIA
CÓRTEX CEREBRAL
AFASIA
TRANSTORNOS DA FALA
ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: OLIVEIRA, Fábio Pascotto de. Ressonância magnética com imagem tensor de difusão e volumetria baseada em VOXELS na investigação da afasia primária progressiva. 2010. 58 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1556
Issue Date: 26-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422572.pdfTexto Completo3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.