Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1535
Document type: Tese
Title: Avaliação do uso de azul de metileno como mapeamento trans-operatório da vascularização do retalho transverso do músculo reto do abdome monopediculado em humanos
Author: Doncatto, Léo Francisco 
Advisor: Silva, Jefferson Luis Braga da
Abstract (native): INTRODUÇÃO O retalho transverso do músculo reto do abdome (retalho TRAM) é largamente utilizado para reconstrução mamária, no entanto, apresenta morbidade. PACIENTES E MÉTODOS Foi realizado um estudo experimental de controle interno antes-e-depois com 21 pacientes submetidas à reconstrução mamária. As áreas com menor vascularização são chamadas de isquêmicas. Comparou-se a taxa de estimativa de isquemia entre as quatro zonas vasculares da superfície cutânea do retalho, descreveu-se a ocorrência de necrose e avaliou-se a adequação do mapeamento vascular pelo corante na previsão de ocorrência de necrose. RESULTADOS Ocorreu necrose clínica, em 6 das 21 pacientes estudadas, sendo todas localizadas na zona 2, sendo a estimativa de necrose de 28,6%. O azul de metileno previu a necrose dos retalhos, pelo teste binomial (p=0,799). A taxa de isquemia identificou 3 grupos distintos: um com taxa maior na zona 4, o segundo grupo com taxas intermediárias na zona 2 e o último grupo, nas zonas 1 e 3, que apresentou taxas menores de isquemia (p<0,05). O método mostrou-se simples, acessível e não apresentou complicações. CONCLUSÃO O azul de metileno para o mapeamento cutâneo mostrou uma redução no número de casos que apresentaram complicações, embora sem diferença estatística (p=0,52). Mostrou-se eficiente como preditor de ocorrência de isquemia e necrose na superfície do retalho. As zonas 1 e 3 apresentaram menor área de isquemia, ao contrário da zona 4 que apresentou a maior área isquêmica. A zona 2 foi a única acometida por necrose clínica detectável.
Keywords: CIRURGIA PLÁSTICA
MAMA
MASTOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: DONCATTO, Léo Francisco. Avaliação do uso de azul de metileno como mapeamento trans-operatório da vascularização do retalho transverso do músculo reto do abdome monopediculado em humanos. 2005. 113 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1535
Issue Date: 20-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
342385.pdfTexto Completo4.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.