Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1533
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparando os efeitos da utilização da papaína e dos ácidos graxos essenciais AGE em lesões cutâneas : estudo experimental
Autor: Hax, Graziela 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Luis Braga da
Resumo: Conforme Mandelbaum, 2003 a cicatrização envolve muitos eventos e situações, exigindo conhecimento básico de diversas áreas, portanto uma atuação multidisciplinar se faz necessária para uma boa evolução da lesão. O reparo do tecido se dá através de duas formas: pela regeneração da atividade funcional do tecido ou pela cicatrização. Esta pesquisa trata-se de um estudo experimental tendo por finalidade comparar os efeitos da papaína 2%, AGE e soro fisiológico quando utilizados em lesões cutâneas circulares com dimensionamento de dois centímetros de diâmetro e espessura total no dorso de ratos da linhagem EPM-I Wistar. Utilizou-se doze ratos machos divididos em três grupos: C1 (grupo AGE), C2 (grupo controle) e C3 (grupo papaína), todos submetidos a trocas diárias de curativos após limpeza com solução de água bidestilada. Com base nos resultados obtidos verificamos que o produto AGE, durante o período de sete dias, não favoreceu a expressão de fibroblastos, o que pode ser explicado pela intensa aderência da gaze de algodão no leito da lesão, prejudicando, assim, o material histológico analisado por imunoistoquímica. Nesta mesma fase, em relação ao colágeno, observamos que o tratamento com papaína 2% apresentou seu menor pico quando comparado aos outros tratamentos, o que pode ser atribuído a seu efeito potencialmente sulfídrico, realizando assim um desgaste nas fibras colágenas. Conforme o método estatístico utilizado, ANOVA, constatou-se não haver diferença significativa entre os tratamentos propostos nesta pesquisa.
Palavras-chave: MEDICINA
CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
COLÁGENO
FIBROBLASTOS
ÁCIDOS GRAXOS
RATOS DE WISTAR
IMUNOISTOQUÍMICA
PELE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: HAX, Graziela. Comparando os efeitos da utilização da papaína e dos ácidos graxos essenciais AGE em lesões cutâneas : estudo experimental. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1533
Data de defesa: 26-Ago-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
417269.pdfTexto Completo6,89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.