Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1530
Document type: Tese
Title: A expressão do fator tecidual no adenocarcinoma colo-retal : relação com angiogênese e aspectos clínico-patológicos
Author: Fillmann, Lúcio Sarubbi 
Advisor: Silva, Vinícius Duval da
Abstract (native): A importância da interação entre o mecanismo de coagulação e o câncer é reconhecida desde as descrições pioneiras de Trousseau. Mais recentemente, estudos demonstraram a importância do fator tecidual, uma proteína de membrana celular ligada ao desencadeamento da cascata da coagulação, na progressão de neoplasias malignas através da estimulação do processo de angiogênese. Realizamos marcação imunoistoquímica para o fator tecidual em 43 adenocarcinomas colo-retais de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico no Serviço de Coloproctologia do HSL-PUCRS e comparamos a intensidade da sua expressão com a densidade microvascular, critérios de estadiamento, idade, sexo e sobrevida geral. Oitenta e três por cento dos tumores apresentaram alta expressão do fator tecidual, havendo uma relação estatisticamente significativa entre esta e a maior densidade microvascular (p=0,02). Observamos também que os pacientes com alta expressão do fator tecidual apresentavam uma média de idade significativamente maior do que a dos pacientes com baixa expressão desta proteína (p<0,01). Em conclusão, a elevada intensidade de marcação imunoistoquímica para o fator tecidual se relacionou com uma média de densidade microvascular mais elevada e com pacientes mais idosos quando comparados aos casos com baixa expressão desta proteína.
Keywords: CIRURGIA
ADENOCARCINOMA
NEOPLASIAS COLORRETAIS
IMUNOHISTOQUÍMICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: FILLMANN, Lúcio Sarubbi. A expressão do fator tecidual no adenocarcinoma colo-retal : relação com angiogênese e aspectos clínico-patológicos. 2006. 81 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1530
Issue Date: 7-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
347982.pdfTexto Completo1.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.