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dc.creatorTreviso, Patrícia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133975A9por
dc.contributor.advisor1Saitovitch, David-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788525E2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:34:40Z-
dc.date.available2009-06-02-
dc.date.issued2009-04-14-
dc.identifier.citationTREVISO, Patrícia. Identificação de indicadores de qualidade para um serviço de transplante renal. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1512-
dc.description.resumoIntrodução Os indicadores são ferramentas úteis dentro dos programas de qualidade em assistência à saúde. Objetivos: Identificar os principais indicadores de qualidade para um serviço de transplante renal na opinião dos profissionais e pacientes e conhecer a importância das dimensões da qualidade para estes pacientes. Metodologia: Estudo transversal com análise quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A amostra (n=133) foi composta por profissionais assistenciais (n=56), administrativos (n=16) e pacientes (n=61). Para cada grupo solicitou-se o preenchimento de questionário avaliando a importância de uma série de indicadores específicos da área de atuação dos sujeitos. Solicitou-se ainda, a sugestão de novos indicadores que fossem considerados relevantes para um serviço de transplante renal, o que resultou numa lista de 50 indicadores. Resultados: Após análise, observou-se que, em relação aos profissionais, não houve diferença significativa quanto à importância atribuída por eles aos indicadores apresentados. Verificou-se diferença estatística quanto à opinião de necessidade de mais indicadores entre os profissionais assistenciais (p=0,046) e entre os profissionais administrativos (p=0,011). Houve preocupação dos profissionais assistenciais com indicadores administrativos e dos profissionais administrativos com indicadores assistenciais, bem como enfatização do grupo de pacientes em relação aos indicadores associados à humanização do cuidado. Quanto às dimensões da qualidade os pacientes em sua maioria (82 100%) consideraram os indicadores importantes. Conclusão: O trabalho possibilitou a identificação de 50 indicadores, sendo 23 específicos que podem ser utilizados pelos Serviços de Transplante Renal para monitoramento da qualidade em assistência à saúde.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412788.pdf: 1778571 bytes, checksum: 148482dba3c2d0dd646371e1ae3bf11a (MD5) Previous issue date: 2009-04-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8788/412788.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMEDICINApor
dc.subjectRINS - TRANSPLANTEpor
dc.subjectCUIDADOS DE SAÚDEpor
dc.subjectINDICADORES DE SAÚDEpor
dc.subjectANÁLISE QUALITATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleIdentificação de indicadores de qualidade para um serviço de transplante renalpor
dc.typeDissertaçãopor
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