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dc.creatorAraújo, Lílian Peres Righetto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594329J0por
dc.contributor.advisor1D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799209J5por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:34:37Z-
dc.date.available2009-04-24-
dc.date.issued2008-11-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lílian Peres Righetto de. Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501-
dc.description.resumoIntrodução: Pacientes em hemodiálise crônica têm dificuldade em manter níveis séricos adequados de fósforo (PO4), possivelmente por não aderirem às medidas terapêuticas recomendadas, ou não observarem as restrições dietéticas sugeridas. Tal comportamento associa-se a doença óssea progressiva e a múltiplas fraturas, em médio e longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem sobre metabolismo e importância dos níveis séricos de cálcio (Ca), PO4, paratormônio (PTH), produto Ca x PO4, bem como sobre medidas para mantê-los controlados, de duração limitada. Métodos: Estudo de coorte, com duração de três meses, que incluiu 33 pacientes em hemodiálise crônica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento, randomizados em dois grupos: Controle (n=17) e Intervenção (n=16). O grupo Controle recebeu informação sobre acesso vascular e o grupo Intervenção sobre metabolismo de Ca, PO4 e PTH. A mudança de conhecimento sobre os assuntos apresentados foi avaliada por testes pré e pós-programa e a adesão às medidas propostas por dosagens laboratoriais periódicas de Ca, PO4 e PTH. Resultados: Não houve mudança de conhecimento estatisticamente significante em qualquer dos grupos - no grupo Intervenção, 8/17 pacientes eram competentes no pré-teste e 14/17 no pós-teste (P<0.001); no grupo Controle, 11/16 eram competentes, passando a 13/16 (P<0.001). Na avaliação das mudanças de comportamento relacionadas com adesão à dieta e uso de quelantes de PO4, houve redução significativa do nível de PO4 e do produto Ca x PO4 entre o tempo 0 e o tempo 1, em ambos os grupos (P<0.001 e P<0.001). Ocorreu redução significativa dos mesmos marcadores, no grupo Controle, entre o tempo 1 e o tempo 2, também. Conclusão: Ao término do programa não ocorreu diferença significativa de conhecimento ou de comportamento. Para serem efetivos, programas de ensinoaprendizagem com pacientes renais crônicos devem ter caráter contínuo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407844.pdf: 984981 bytes, checksum: 8fc06b0e6d373f8bf6f13e96804e8ab7 (MD5) Previous issue date: 2008-11-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8736/407844.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMEDICINApor
dc.subjectNEFROLOGIApor
dc.subjectDIÁLISE RENALpor
dc.subjectENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectCÁLCIO - METABOLISMOpor
dc.subjectFÓSFOROpor
dc.subjectESTUDOS DE COORTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAvaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálisepor
dc.typeDissertaçãopor
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